UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Príncipe e o Surfista
Record, 14h.
 
(The Prince and the Surfer). EUA, 99. Direção: Arye Gross. Com Jennifer O'Neill, Timothy Bottoms. Versão atualizada de "O Príncipe e o Mendigo", de Mark Twain. Aqui, o príncipe em questão troca de lugar com um surfista do sul da Califórnia. Conhecem, então, todo um novo mundo de possibilidades e aventuras.

Querida, Estiquei o Bebê
SBT, 14h15
  
(Honey, I Blew Up the Kid). EUA, 92, 100 min. Direção: Randal Kleiser. Com Rick Moranis, Marcia Strassman. Continuação de "Querida, Encolhi as Crianças" (1989), na qual o cientista Moranis, sempre aplicando domesticamente suas fórmulas de professor Pardal, faz seu filho Adam, 2, virar um gigante, toda vez que ele se aproxima de uma corrente elétrica. Se nem o primeiro era tamanha novidade, este carece de originalidade, mas é um filme acima da média para o público do horário da tarde.

Quase Igual aos Outros
Globo, 15h50.
 
(Just One of the Guys). EUA, 85, 90 min. Direção: Lisa Gottlieb. Com Joyce Hyser, Clayton Rohner. Garota não consegue participar de um concurso jornalístico por ser bela e mulher. Não podendo resolver a questão de beleza, ela opta por se disfarçar de homem. É óbvio que a mocinha cairá de amores por um homem. A premissa é mais batida que carne de segunda, de "Tootsie" a "Yentl". A curiosidade é que o filme conta com duração dez minutos maior na versão sueca.

Sob a Sombra do Mal
Bandeirantes, 22h15.
  
(Bad Influence). EUA, 90, 98 min. Direção: Curtis Hanson. Com Rob Lowe, James Spader. Spader é um empresário que se entrosa com cara boa-pinta, Lowe, que o acaba puxando para o mundo da contravenção. O filme rateia em diversos momentos, sobretudo pela história um tanto batida, mas James Spader consegue prender o interesse e ainda driblar a canastrice do decadente Rob Lowe.

Intercine
Globo, 1h50.

Os filmes a serem escolhidos, hoje, são o suspense "Coroa Você Vive, Cara Você Morre" (95, de Tim Matheson, com Corbin Bernsen, Ted Mcginley) e o drama "Marilyn e Bobby - O Escândalo Enterrado" (93, de Bradford May, com Melody Anderson, James F. Kelly).

Um Estranho na Família
Globo, 3h35.
 
(A Stranger in the Family). EUA, 91. Direção: Donald Wrye. Com Teri Garr, Neil Patrick Harris. Wrye, acostumado à direção de telefilmes, pesa a mão numa tendência comum deste formato: o dramalhão. Rapaz belo, vigoroso e sociável sofre acidente quase fatal. Revoltado com a mudança para pior, ele descamba para a arruaça. A família, então, terá de fazer dele o mesmo homem de ontem. Indigesto para o horário. (PAULO SANTOS LIMA)

"Coração" e o velho Lynch

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O interesse de "Coração Selvagem" (Telecine Action, 17h55) está menos no filme propriamente dito do que na estranha transformação por que passa David Lynch.
Desde os anos 80, ele se instalou como cineasta dado a captar excentricidades e a fazer delas talvez o centro de uma América profunda.
O apogeu desse momento é provavelmente a série "Twin Peaks", embora "Coração", com sua parada de desequilibrados de várias gerações e condições, não esteja tão longe desse auge um tanto confortável.
Foi depois disso que veio a surpresa: o questionamento da identidade, do sujeito, do sentido das coisas, que surge com "Estrada Perdida" e se consolida plenamente em "Cidade dos Sonhos", enfim, filmes da passagem para o século 21.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! A Madonna tá ficando a cara da Marta!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.