São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br




BNDES vai financiar TV digital e novelas

Está pronto no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estudo que cria linha de financiamento, a juros baixos, para empresas de radiodifusão comprarem equipamentos de TV digital, construírem novos prédios e produzirem novelas, minisséries, filmes e documentários.
O projeto já está sendo apresentado a executivos das TVs. Para a linha de crédito entrar em operação oficialmente, só falta o "Ok" final do Palácio do Planalto e a conseqüente aprovação da diretoria do BNDES, o que deve ocorrer em breve. O uso de recursos do banco por empresas de mídia é polêmico porque pode acarretar eventual comprometimento dessas instituições com governos.
A linha só financiará a compra de transmissores nacionais de TV digital, mas as emissoras pedem também a liberação para irradiadores importados de altas potências. Para equipamentos de captação, edição e exibição, não haverá restrições a importados.
O projeto prevê financiamento de até 90% do orçamento de novelas, minisséries, filmes e documentários quando houver parceria da rede com uma produtora independente. Quando o conteúdo for 100% produção própria da TV, o financiamento se limitará a 60%.
O financiamento oficial de teledramaturgia é inédito no país. O limite será determinado pela capacidade de endividamento de cada emissora.

GLOBO DE OURO 1
A cúpula da Globo decidiu abrir mais espaço para música na programação deste ano da emissora. Já está certo que haverá um programa fixo, cujo formato ainda está sendo desenhado, sobre MPB.

GLOBO DE OURO 2
Outra iniciativa será a produção de cinco edições de "Por Toda a Minha Vida", mistura de musical com dramatização da carreira de determinado artista, que foi testado no final do ano com Elis Regina.

MUSICAL 3
Já estão previstos especiais sobre Cássia Eller, Leandro (da dupla com Leonardo), Tim Maia e Clara Nunes. As exibições serão às sextas, entre o final da temporada de uma série (tipo "Carga Pesada") e início de outra (como "Antônia").

PERDIÇÃO
A segunda temporada de "Lost" na Globo não está repetindo o sucesso da primeira. Os primeiros quatro episódios de 2007 deram 12 pontos na Grande SP, contra 15 do mesmo período em 2006. Ainda assim, a audiência é superior à que a emissora registra no horário.

PIRATARIA É CRIME
Principal articulador institucional da Globo, Evandro Guimarães cometeu uma gafe na semana passada, em um seminário em Brasília, quando defendia o "conteúdo nacional". "Adoro a série "Lost". Inclusive, peço para meu filho gravar para mim da internet", disse Guimarães, segundo o noticiário especializado em TV paga "Pay-TV News". Se alguém copiasse da internet um capítulo da novela das oito, a Globo certamente diria que isso é pirataria.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.