São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

ACM só depois

Com "Os Últimos Soldados da Guerra Fria" pronto e previsto pela Companhia das Letras para abril, estaria Fernando Morais liberado, enfim, dos heróis brancaleônicos da ilha de Fidel para avançar na biografia, talvez a mais esperada de todas, de Antonio Carlos Magalhães? "Chatô, digo ACM, só depois", diz, por telefone, num ato falho que evidencia o tamanho do personagem e da empreitada. Não se trata, como explica, de acordo prévio com o político baiano para postergar a publicação. "ACM até me cobrava, mas ainda há muitas, muitas entrevistas a fazer", explica Morais, que tem um arquivo já volumoso de conversas gravadas e documentos cedidos pelo biografado desde 1996. "Como só eu tenho esse material, não há pressa."

Verso editora Brasil/Divulgação
Desenho de Aloisio Magalhães, um dos fundadores do Gráfico Amador, para João Cabral de Melo Neto

A POESIA DA PRENSA
Recife, 1954. De uma oficina artesanal, saem pequenos textos literários, em particular poesia, com tiragens limitadas. "O Gráfico Amador: As Origens da Moderna Tipografia", de Guilherme Cunha Lima, conta a história desse movimento pernambucano, formado por poetas e intelectuais, que existiu até 1961.Esgotada há mais de década, a obra sai pela Verso até novembro, pela primeira vez com imagens de todas as publicações.

SALINGER EXPOSTO
Não é a primeira biografia do recluso J.D. Salinger (1919-2010). Antes, escreveram Ian Hamilton e Paul Alexander. Mas a recente, de Kenneth Slawenski, promete ser a mais exaustiva. Elogiada pelo "New York Times" na última semana, vista com ressalvas pelo "Guardian", sai em julho pela Leya Brasil.

Marx em 15 min. Seis horas para todos os grandes filósofos, quinze minutos para Marx: é o tempo que o polonês cáustico, radicado na Argentina, Witold Gombrowicz (1904-1969) promete ao leitor no próximo título da coleção Sabor Literário, da José Olympio, que reúne bons livros de poucas páginas em formato pocket.

Epopéia fiel O humor debochado de Reinaldo Moraes será "fielmente" transposto para as telas, garante o produtor Rodrigo Teixeira, que acaba de comprar os direitos, cifras não reveladas, de ‘Pornopopeia‘. A direção será de Arthur Fontes, da Conspiração Filmes.

Etíope indie Escolhido em 2010 como o melhor de ficção por livreiros independentes dos EUA, "O Décimo Mandamento", do etíope Abraham Verghese, vai virar filme.O produtor é Steve Golin, de "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças". A obra sai em março pela Companhiadas Letras.

Detetive digital Uma história de detetive de James Patterson, conhecido pelo gênero, encabeçaaprimeira lista de e-books mais vendidos do "‘New York Times", que passa adivulgá-la desde ontem.

Islândês Uma inédita escassez de tradutores do islandês soa extravagante, mas é o que ocorre no mercado europeu desde que a Islândia se tornou país-convidado da próxima Feira de Frankfurt, em outubro. A coisa só não é pior porque o interesse editorial alemão pela ficção da terra do gelo faz surgir há 15 anos uma pequena, porém ativa, geração de tradutores

Onde o impresso vai bem Nas bancas desde 1948, as palavras cruzadas da coleção ‘Coquetel‘ circulam hoje em mais de 70 títulos mensais, com tiragens e crescimento que o grupo Ediouro, líder absoluto, não divulga. O impresso terá vida longa por ali, dizem editores concorrentes.


Texto Anterior: Não Ficção
Próximo Texto: Crítica/Música Erudita: Historiador revê relação entre músicos e poder
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.