UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
ILHA A curadora Katia Canton tem um olhar especial para artes; ela escolheu as obras da mostra "Pele, Alma", do CCBB-SP e, agora, está cercada de livros: acaba de lançar, ao mesmo tempo, "Retrato da Arte Moderna", o infantil "O Trem da História" e o catálogo da exposição

Sena Madureira dá adeus

Bomba no mercado editorial: Pedro Paulo de Sena Madureira, um dos mais destacados editores profissionais do país, está deixando a Siciliano. Foram 14 anos de parceria, em que ele levou para o catálogo da empresa escritores como Rachel de Queiroz, Mario Vargas Llosa e Stephen Hawking.
 
A saída de Pedro Paulo coincide com o momento em que o mercado observa de perto os movimentos da editora, que está contratando a Ernst & Young para fazer uma avaliação econômico-financeira da empresa.
 
O "divórcio" entre Pedro Paulo e a Siciliano está sendo amigável. Aos poucos amigos para quem revelou o fato, ele tem dito que continua se dando muito bem com a família que comanda a empresa.

VOLUNTÁRIO
Frei Betto está convocando as mulheres dos ministros do governo Lula para uma reunião esta semana. Quer que elas participem de mobilização do projeto Fome Zero.

OBRIGATÓRIO
O problema é que muitas delas já estão ocupadas, com novos empregos em Brasília. Margareth, a mulher do ministro Antonio Palocci, da Fazenda, foi nomeada para a Funasa. Sonia, a mulher do ministro Ricardo Berzoini, da Previdência, começou a trabalhar como assessora de uma deputada do PT, Selma Schons, do Paraná. Maria Rita, a mulher de José Dirceu, da Casa Civil, pode ir para o Ipea.

TUDO LÁ
A informação é do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), uma das vítimas do escândalo dos grampos na Bahia: as mesmas coincidências que existem entre os relatórios dos grampos e cartas que ACM enviava ao governo -o que evidenciaria que o senador tinha conhecimento prévio do conteúdo dos grampos- podem ser encontradas entre os mesmos relatórios e reportagens ou notas publicadas no "Correio da Bahia", o jornal do senador.

A DONA DA VOZ
A penúltima de Gisele Bündchen: ela pode gravar um disco com as canções brasileiras que mais gosta. Já pediu uma composição especial para Caetano Veloso. Que topou.

ENXUTA
A irmã de Faustão, a apresentadora Leonor Correa, voltou ao ar ontem, pela Rede TV!, seis quilos mais magra. Uma operação de gastroplastia, feita no dia 28, reduziu a capacidade de seu estômago para somente 20%.

QUANDO EU ESTOU AÍ
Alívio para Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, que acaba de festejar a chegada de seu segundo filho, Gianpietro: "Tinha medo que ele tivesse glaucoma congênito, como eu", diz Dudu, que quase não enxerga. Exames atestaram a boa saúde do bebê.
 
Roberto Carlos, que mora no Rio, ainda não viu o neto. Temia que sua chegada à maternidade, em SP, causasse alarde. Está programando uma visita discreta à casa de Dudu, sem nenhum jornalista por perto.


O Ipab (Instituto de Proteção aos Animais do Brasil) vai contratar um fiscal para ficar de olho nos maus-tratos contra cães vira-latas na praça Conde de Barcelos, ao lado da Panamericana, no Alto de Pinheiros. A entidade tem recebido denúncias de discriminação de donos de cães com pedigree contra cachorrinhos sem raça definida que passeiam por lá -com os donos ou sozinhos.
 
Há donos de poodles que se negam a passear com seu animal enquanto houver vira-latas na praça.

DE MÃO BEIJADA
Toda a equipe de seguranças contratada para acompanhar a bilionária Athina Onassis no Brasil foi demitida assim que ela chegou a São Paulo, há duas semanas. Tudo porque o diretor da empresa que iria escoltá-la mandou um fax para a imprensa contando o dia, a hora, a companhia e o vôo no qual Athina desembarcaria, além de convidar revistas e jornais para realizar "uma completa cobertura da chegada da jovem".

EXTERIOR
Continua a carreira internacional do filme "O Homem do Ano", de José Henrique Fonseca. O longa -exibido mês passado no Festival de Berlim- acaba de ser escolhido para abrir o Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que começa no fim do mês.

FOLHETIM
Tilden Santiago, o novo embaixador do Brasil em Cuba, está arrasado. Noveleiro assumido, ele embarca no fim do mês para assumir o posto e não vai mais ter como assistir "Mulheres Apaixonadas", a novela das oito da Globo, que ele não perde por nada neste mundo.
 
Santiago já pediu à sua secretária para gravar os capítulos e enviar a fita semanalmente para Havana.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

Luís Alberto Barroso dá aula inaugural hoje na Escola Paulista de Magistratura, em São Paulo, às 8h30.
É hoje a palestra "Tudo por Um Bebê - A Luta de um Casal sem Filhos em Busca de uma Solução", do especialista em reprodução humana Roger Abdelmassih, na Congregação Israelita Paulista, às 20h30.
Lygia Fagundes Telles e Miguel Reale participam de debate sobre o livro de poesias "O Mundo como Idéia", de Bruno Tolentino, hoje, na PUC-SP, a partir das 20h. Logo depois, o autor autografa exemplares, a partir das 21h30.
O livro "Maturidade Revista", de Verônika Vajda e Rosana Hermann, será lançado hoje, com coquetel, na livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 18h30.
Daniel Piza lança hoje o livro "Ora, Bolas! Da Copa de 98 ao Penta", na livraria Boa Vista, no Jardim Paulistano, às 18h30.


Texto Anterior: Análise: Não-iniciados vão fechar os olhos
Próximo Texto: Outra Frequência: "Vou fortalecer as rádios comunitárias", diz ministro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.