São Paulo, domingo, 12 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

James Cameron enfrenta tragédia em "Titanic"

MIB - Homens de Preto 2
Globo, 13h05.   

(Men in Black 2). EUA, 2002, 88 min. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Will Smith. A mesma dupla do filme original volta a freqüentar a secreta agência de combate a aliens revoltosos, já que Serleena, alien poderosa, está entre nós, e não com as melhores intenções.

Harry Potter e a Pedra Filosofal
SBT, 20h30.    

(Harry Potter and Philosopher's Stone). EUA, 2001, 152 min. Direção: Chris Columbus. Com Daniel Radcliffe. Harry Potter é o jovem aprendiz de feiticeiro que pontifica na escola de Hogwarts. Trata-se, no fundo, da vida de crianças nas escolas. Sua maior magia vem, certamente, daí.

Titanic
Record, 20h30.     

(Titanic). EUA, 1997, 195 min. Direção: James Cameron. Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet. O maior sucesso da década, "Titanic" narra a saga do enorme navio que naufragou em sua primeira viagem, tendo como centro o encontro entre um jovem pobre (DiCaprio) e uma garota rica (Winslet). James Cameron deu-lhe luzes que fazem a tragédia se tornar aceitável.

Espião por Acidente
Globo, 23h40.   

(The Accidental Spy). Hong Kong, 2000, 108 min. Direção: Teddy Chan. Com Jackie Chan. Desta vez Jackie Chan é apenas um vendedor que sonha com uma vida de aventuras quando, por acaso, torna-se responsável pela prisão de dois ladrões de jóias. O que lhe abre as portas para carreira na espionagem.

A Encruzilhada
Bandeirantes, 0h.    

(Crossroads). EUA, 1986, 98 min. Direção: Walter Hill. Com Ralph Macchio, Joe Seneca, Jami Gertz. Jovem liberta velho mestre do blues da tirânica enfermeira. Juntos, partem para o Sul. O rapaz está em busca de uma canção. A busca os levará à encruzilhada do título e a um confronto, literal, com o demônio.

Um Amor em Chinatown
Globo, 1h20.    

(Eat a Ball of Tea). EUA, 1989, 102 min. Direção: Wayne Wang. Com Cora Miao. Filme que trata de várias gerações de uma família de origem chinesa e seus problemas. Vale conferir.

Ele Disse, Ela Disse
SBT, 2h.   

(He Said, She Said). EUA, 1991, 115 min. Direção: Ken Kwapis/Marisa Silver. Com Kevin Bacon, Elizabeth Perkins, Sharon Stone, Anthony LaPaglia. O encontro, os desencontros, a corte e a paixão de dois jornalistas. A idéia surgiu ao casal Kwapis/Silver a partir da constatação de que sua história pessoal era muito diferente, conforme contada por um ou por outro. No filme, as cenas que expressam o ponto de vista do homem são dirigidas por Kwapis; o da mulher, por Silver. Comédia com ponto de partida digno.

Loucos de Paixão
Globo, 3h05.   

(White Palace). EUA, 1990, 106 min. Direção: Luis Mandoki. Com Susan Sarandon, James Spader, Kathy Bates. Belo elenco para narrar a fulminante paixão de um jovem e dolorido publicitário (Spader) por mulher também cheia de feridas e bem mais velha do que ele (Sarandon).

A Culpa Foi do Macaco
SBT, 4h15.   

(Monkey Trouble). EUA, 1994, 95 min. Direção: Franco Amurri. Com Thora Birch, Harvey Keitel, Mimi Rogers. Macaco treinado para roubar carteiras e similares, que vivia sendo maltratado pelo dono (Keitel), foge e providencialmente se refugia na casa de menina (Brich) que queria muito ter um animal de estimação, mas enfrentava a férrea resistência da mãe (Rogers). (IA)

TV PAGA

Irmãos Farrelly retomam escracho em comédia

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Ligado em Você" (TC Premium, 15h) é um desses filmes em que a correção política escorraça das conversas inteligentes. Afinal, que diabo é essa história de dois gêmeos siameses (completamente diferentes entre si), sendo que um deles tem pretensões a ator?
A expressão "mau gosto" chega antes da primeira imagem -e alguém logo se lembrará de evocar os irmãos Farrelly, Bobby e Peter, como responsáveis pela coisa. Nisso, aliás, estão cheios de razão.
São mesmo os Farrelly, de tantos atentados ao bom gosto, de novo em ação. Não que o bom gosto não seja uma coisa desejável. Mas tomemos nove dos dez prédios construídos recentemente ao nosso redor. Lá estão os sinais inequívocos de estilos estrambóticos, como o mediterrâneo ou o neocolonial. Entremos num desses últimos: fatalmente, perto das arcadas (sempre há arcadas) fica uma armadura.
Nada contra, ou por outra uma coisa contra, sim: prédios como esse voltam as costas à rica tradição em arquitetura moderna que se constituiu no Brasil, em troca de uma ilusão de classe européia.
No cinema, os Farrelly sabem que seus siameses podem não ser a coisa mais linda do mundo -o filme é bem irregular-, mas retrata melhor do que muitos (e do que a hipocrisia que foi a cerimônia do Oscar deste ano) como funciona Hollywood.
Basta dar uma olhada na personagem de Cher, capaz de voltar as costas ao ator com quem contracena ou de demonstrar o maior afeto do mundo, conforme ele represente audiência ou sucesso. É um comentário nada desprezível, afinal, sobre nossas relações sociais (pois não é só em Hollywood que as coisas se passam desse jeito). Não é especialmente belo? Bem, nem tudo nesse mundo pode ser. "Ligado em Você" significa observar um mundo. Não é pouco.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Ronaldo é galinhático ou apático?!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.