São Paulo, domingo, 12 de março de 2006

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"Todas fazem", afirma diretor de editora

DA REPORTAGEM LOCAL

Ivo Camargo, diretor de vendas da Ediouro, não se incomoda em comentar o assunto e assegura: as principais redes de livrarias vendem espaço de destaque às editoras de livros. A seguir, trechos da entrevista.

Folha - Qual a sua opinião sobre a venda de espaço em livrarias?
Ivo Camargo -
No livro, está acontecendo por um problema de custo. Tem que pagar o espaço porque a maioria delas [livrarias] fica em shopping, o que é muito caro.

Folha - Isso é natural, do mercado, ou pode trazer problemas para a cultura?
Camargo -
Acho que isso aí é mercado. Quem quer faz, quem não quer não faz. Se eu tivesse um produto muito forte, eu faria.

Folha - A Ediouro compra?
Camargo -
A gente faz parcerias. Com ponta de gôndola, minilivros.

Folha - Em lançamentos pontuais, ou normalmente?
Camargo -
Depende do produto. Por exemplo, vamos soltar um livro agora que vai pegar lista.

Folha - Qual a estratégia?
Camargo -
Terá tiragem alta, frente de livraria. Tudo o que é agressividade em ponto-de-venda a gente fará.

Folha - E quais livrarias costumam fazer esse trabalho?
Camargo -
Todas, todas fazem. A Siciliano faz. Fnac faz. Cultura faz. Laselva faz. A Laselva, inclusive, tem um departamento que cuida só disso. Acho que está certo, tem que cuidar mesmo.

Folha - Essa prática existe há quanto tempo?
Camargo -
De uns dois anos para cá. Mas não fica impressionada com isso não. Isso é tão normal.


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