São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Família veta músicas de Vinicius no ‘BBB 7’

Os herdeiros de Vinicius de Moraes (1913-1980) proibiram a Globo de executar músicas compostas pelo poeta no "reality show" "Big Brother Brasil".
Na semana passada, a Globo foi notificada do veto. A advogada da família de Vinicius não esclareceu à emissora a razão da proibição. A Folha procurou o escritório que administra os direitos autorais do compositor, mas não obteve resposta.
A decisão dos herdeiros de Vinicius de Moraes, um dos nomes mais importantes da MPB, surpreendeu a Globo, rede que freqüentemente usa composições do poeta em suas trilhas.
Antes do veto, a emissora já havia usado em "BBB 7" duas músicas de Vinicius, cada uma duas vezes, ambas autorizadas pelos herdeiros do poeta (que recebem por isso) que agora rechaçam o programa. Foram "Consolação" (parceria com Baden Powell), interpretada por Silvio Cesar, e "Se Todos Fossem Iguais a Você" (com Tom Jobim, por Cris Delanno).
Nos bastidores de "BBB 7", acredita-se que o veto foi causado por preconceito. O que intriga os profissionais do programa é que Vinicius, hoje lembrado em fotografias em que aparece bebendo e fumando, não era um homem moralista, a ponto de seus herdeiros considerarem ofensivo sua obra ilustrar um programa feito de mulheres bonitas. A hipótese de preconceito contra o nível cultural dos participantes do programa é a mais cogitada.

PÓ-DE-ARROZ O "novo" "SBT Brasil", em que Carlos Nascimento divide a bancada com a ex-"Casa dos Artistas" Cynthia Benini, não decolou no Ibope. Pelo contrário. O "telejornal" idealizado por Silvio Santos deu três pontos no Ibope na Grande São Paulo em suas quatro primeiras edições. Na semana anterior, foram quatro pontos.

MONÓLOGO Murilo Benício e Marcos Pasquim andaram se estranhando nos bastidores de "Pé Na Jaca", novela das sete da Globo. Um achava que o outro tinha mais texto e vice-versa.

DANCETERIA A Globo adiou para o segundo semestre o "Dança da Galera", quadro do "Domingão" em que anônimos disputarão categorias com street dance.

PIRATARIA 1 A Record entrou na Justiça contra o SBT acusando a concorrente de pirataria e pedindo indenização de R$ 5 milhões. Na noite do último dia 2, o SBT exibiu o filme "Soldado Universal", com Jean-Claude Van Damme, que a Record programara para o domingo, 4.

PIRATARIA 2 Os direitos de "Soldado Universal" foram adquiridos pela Record diretamente com a Universal Pictures. A distribuidora acusa o SBT de ter negociado com uma empresa que não possui os direitos. O longa foi transmitido no formato widescreen, o que indica que o SBT pode tê-lo copiado de um DVD.

CORRERIA FINAL O último bloco do último capítulo de "Páginas da Vida" foi editado com a novela no ar.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.