São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

NIZE PEIDRÓ

João Sal - 04.jun.2007/Folha Imagem
O embaixador da Espanha, Ricardo Peidró, com sua mulher, Nize

Mulher baiana de embaixador da Espanha: "Nossa filha foi retida em Miami"

Nascida em Aracaju (SE), Nize Peidró, 54, foi criada em Salvador, onde conheceu o então cônsul da Espanha na cidade, Ricardo Peidró. Os dois se casaram e foram "embora pelo mundo". Viveram em países como Turquia, França, Líbia, EUA e Filipinas -até desembarcarem em Brasília, há três anos. "Temos quatro filhos, dois espanhóis e dois brasileiros. Um mora em SP e outra em Salvador. Temos um neto brasileiro e uma neta a caminho. O Ricardo é baiano, ama o Brasil." A embaixatriz falou à coluna:

 

FOLHA - Como se sente quando vê um brasileiro barrado na Espanha?
NIZE PEIDRÓ -
Enormemente triste. Como você pode imaginar, a Espanha não toma uma atitude sozinha, ela segue normativas da União Européia.
Não é um capricho espanhol esse acidente lamentável. Em três anos, fui espectadora privilegiada das relações maravilhosas entre Brasil e Espanha, de cooperação, de total confiança do presidente [José Rodríguez] Zapatero. A prova disso é que as grandes empresas espanholas no Brasil têm como presidente brasileiros: OHL, Santander, Telefonica. Espero de coração, de coração, que tudo volte à normalidade

FOLHA - E a discriminação que brasileiros barrados dizem ter sofrido?
NIZE -
Não há assim uma discriminação. O curioso é que também a gente tem que parar e ver e perguntar por que tem tanto brasileiro indo para a Espanha, ou tanto brasileiro trabalhando ali. Na minha opinião, não há discriminação.
Cuidado pode até ter, quando chega, assim, muita gente. A Espanha tem uma enorme imigração, teve um atentado. A única coisa que eu acho é que o espanhol gosta do brasileiro e é o povo que mais se parece conosco. Na minha modestíssima opinião, esse incidente, que foi grave, poderia ter sido levado mais calmamente.

FOLHA - A senhora achou a reação do governo brasileiro exagerada?
NIZE -
Eu acho que de repente... não, o governo brasileiro não. Mas isso tomou uma conotação que talvez, não sei, na minha opinião, pudesse ter sido menos... Gerou uma sensação no povo brasileiro de ter que não gostar do povo espanhol. Não quero diminuir, sei que os pais devem ter passado muito mal. Eu te conto: eu tenho uma filha, Raquel, que viajou do Brasil para os EUA com passaporte brasileiro e levou o diplomático na bolsa. Entrou em Miami com o passaporte diplomático.
O que aconteceu? Ela foi retida na alfândega. Filha de embaixador. Nós estávamos em El Salvador. Ela ficou lá 12 horas. Primeiro me senti péssima. Depois tive raiva dela [por ter usado o passaporte errado]. Há um ano e meio a mulher de um empresário espanhol que vive aqui foi de férias para a Espanha. Ao regressar ao Brasil, teve problema de papel. Deportaram ela.
Deportaram ela. Eu disse a ela: bem pregado para que você saiba que no Brasil, como em qualquer país, tem que cumprir todos os requisitos para entrar.

CONCURSO
O empresário David Neeleman, criador da americana Jet Blue, deve lançar oficialmente a empresa aérea que está criando no Brasil em dez dias. O nome "Samba" ainda não está definitivamente escolhido. Um concurso na internet estimulará usuários a aprovarem ou não a marca. O temor é que o nome, muito forte, gere simpatia mas também reações negativas nos clientes.

FICAM OS DEDOS
Depois da venda da Cesp, que o mercado calcula que poderá chegar a R$ 8 bilhões, pouco restará ao governo de SP. As estatais restantes e "vendáveis", de acordo com um profissional que participa da avaliação das empresas, não chega a R$ 3 bi.

CERVEJA E DENGUE
Processada por causa de um comercial da cerveja Caracu, a AmBev fez um acordo com o Ministério Público de SP. A cervejaria se comprometeu a financiar uma campanha de prevenção à dengue, em parceria com o Ministério da Saúde. O comercial havia sido considerado ofensivo às mulheres, por apresentar o slogan "Caracu é igual mulher: gostosa pura ou turbinada". Nas próximas semanas, o MP deve discutir com a AmBev por causa de um anúncio semelhante: o filme "Musa do Verão" (2006), da Skol, que mostrava uma mulher de biquíni entregue em domicílio para os homens.

MUSICALMENTE LOIRA
Luciana Vendramini comprou os direitos do musical da Broadway baseado em "Legalmente Loira". Quer estrear -e estrelar- em outubro, em SP.

A VOLTA DE NAOMI
Naomi Campbell retoma a agenda internacional de moda. "Totalmente recuperada e em casa", segundo sua agente brasileira, Cristine Franco, ela volta a trabalhar no dia 18, com uma campanha internacional. Não há planos para voltar ao Brasil, mas "nós trabalhamos para isso, para que feche novos trabalhos aqui", diz Cristine.

MANUAL DE INSTRUÇÃO
O governo federal encomendou 250 livretos da reforma política e 500 cópias de relatórios da reforma tributária. O material deverá, diz o edital da licitação, "assessorar o Presidente da República" na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em abril.

CÃOVIDADOS
Isabella Fiorentino e Stefano Hawilla, que se casam em maio, levarão para a igreja os cães dele, Ozzy, e o dela, Ziggy, ambos da raça shih-tzu. Vestirão smoking comprado nos EUA.

MULHER DE BOLEIRO
Já a estudante Letícia Carlos, ex do volante Richarlyson e que assumiu namoro com o atacante Denílson depois que ele lhe dedicou dois gols no último jogo do Palmeiras, está apreensiva com o futuro do relacionamento: "Está complicada nossa situação. Por causa dos jogos, há uma distância entre ele e eu. Não sei o que vai dar."

VESTIDA DE DEPUTADA
A deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) avisa que não mostrará nadinha na "Playboy". "Dei uma entrevista, tô de calça jeans e camisa. De manga comprida, viu? Vou bem-comportada, vestida de deputada."

CURTO-CIRCUITO

A CANTORA LUIZA POSSI faz show hoje no teatro Copa Airlines. A apresentação inaugura a série "Quartas Musicais Biodolce".
OS DJS MEMÊ E SASHA discotecam hoje no lançamento do jeans Adidas Original by Diesel, que terá show de Juliana Aquino.
A PEÇA "A ALMA IMORAL" tem pré-estréia para convidados hoje, na livraria Cultura do Conjunto Nacional.
ISABELLA SUPLICY E VIC MEIRELLES apresentam novidades para a Páscoa, hoje, a partir das 10h, na loja do Morumbi.
AS EMPRESÁRIAS Carmela Grana, Helo Fantozzi e Tânia Goldkorn lançam hoje coleção de outono na loja Galpão 8.


com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Watchmen" nas telas promete ser decalque do gibi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.