São Paulo, sexta-feira, 12 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

ANDRÉA MICHAEL - andrea.michael@grupofolha.com.br

Rodrigo Belentani/Divulgação
MARCELO TAS BEIJA BARRIGA DE ADRIANE GALISTEU
Antes de iniciar sua participação no quadro "No Meio do Palco", do programa "Toda Sexta" (Band), o apresentador do "CQC" deu um beijo na barriga da colega de emissora, que está grávida

Hélio Costa "vende" TV digital brasileira na América Latina

O ministro Hélio Costa (Comunicações) apresentará nesta segunda-feira à Costa Rica o modelo nipo-brasileiro de TV digital. A visita é parte de um périplo na América Latina por adesões à opção tecnológica feita pelo Brasil e pela ampliação de mercados para a indústria nacional.
Ele vai se reunir com o ministro da Presidência da Costa Rica, Rodrigo Arias, cargo similar ao titular da Casa Civil, e depois almoçará com empresários e representantes do governo daquele país.
A tecnologia nacional já foi adotada por Peru, Argentina, Chile e Venezuela. Em todos esses casos, a escolha ocorreu após visitas semelhantes à que o ministro fará à Costa Rica.
Seria uma conquista estratégica principalmente pela proximidade do mercado dos EUA.
Estão bem adiantadas também as conversas com Equador, Cuba e Uruguai.
Na semana passada, em audiência com o presidente uruguaio, José Mujica, a apresentação do ministro brasileiro incluiu a oferta de uma linha de financiamento do BNDES de R$ 40 milhões para pesquisas de tecnologia e softwares.
O Uruguai seria uma adesão emblemática, já que há quatro anos o país elegeu o padrão europeu. Teria que migrar para o sistema nipo-brasileiro.
Linhas de crédito também fazem parte do pacote a ser oferecido aos costa-riquenhos, em valor ainda a definir.

PROMISSÓRIA
Segue a novela dos pontos adicionais da TV paga. Na semana passada, a 6ª Vara da Fazenda Pública de SP impediu as operadoras de cobrar pelos extras. Anteontem, a Comissão de Indústria e Comércio da Câmara Federal aprovou projeto de lei que autoriza a cobrança.

FILIAL
Além de articular seu primeiro debate presidencial, a MTV abrirá escritório em Brasília. Leo Madeira e Marcelo Soares se revezarão na cobertura.

FOGO AMIGO
A equipe de jornalismo da Globo foi homenageada informalmente em cerimônia pelos 130 anos do Corpo de Bombeiros de SP, na quarta. Os profissionais agradeceram às reportagens que estão sendo exibidas esta semana pelo SPTV.

ATÍPICO
"Foi uma semana difícil. Terremoto, tsunami...", disse o autor Tiago Santiago, sobre a estreia da novela "Uma Rosa com Amor" (SBT), 11 dias atrás. "Mas ainda apostamos nos dois dígitos." Houve leve recuperação na média de audiência anteontem, com cinco pontos (300 mil domicílios ligados na trama na Grande SP). Nos dias anteriores, ficou entre três e quatro pontos.

BIQUINHO
Sobre sotaques como o do empresário Claude (Claudio Lins), Santiago prometeu: "Vão ficar mais brandos à medida em que os personagens forem se abrasileirando". A diretora do SBT Daniela Beyruti agradecerá. "O sotaque desse francês me irrita...", brincou no Twitter.

com CLARICE CARDOSO



Texto Anterior: José Simão: Indy! Caiu num buraco, ganhou!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.