São Paulo, sábado, 12 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

O ano dos "apps"

Editoras tradicionais como Penguin, Bloomsbury e HarperCollins fazem suas experiências com livros que possuem recursos de animação no mercado americano e inglês. Mas são as jovens empresas de fora da tradicional indústria de livros, algumas com dois ou três anos de existência, que têm produzido com mais inovação e rapidez. Nascem de executivos que migraram de áreas como a de games e a de design. O que inventam é chamado de "app", diminutivo em inglês da palavra "aplicativo", e a maioria produz para o público infantil e juvenil. Uma das mais promissoras é a Oceanhouse Media, fundada em 2009, que já produziu mais de 160 "apps", muitos já best-sellers no segmento. Ruckus Media, iStoryTime, Nosy Crow e PicPocket Books são mais exemplos de uma lista que pode chegar facilmente a algumas dezenas. Com o lançamento do iPad-2 pela Apple há uma semana, e a expectativa da chegada de novos "tablets" concorrentes, analistas estimam que o mercado de "apps" vai crescer ainda mais em 2011.

Reprodução do Newsday.com
POBREZA AMERICANA Vai ser demolida a mansão em Long Island que inspirou F. Scott Fitzgerald a criar "O Grande Gatsby". O terreno será vendido em lotes

VERSOS INÉDITOS DE MARIO
A reedição de "Poesias Completas", de Mario de Andrade (1893-1945), que está sendo concluída pela Nova Fronteira, terá uma surpresa para os leitores: um volume extra, com cerca de cem poemas publicados apenas em jornais e revistas, além de outros tantos inéditos. Esses versos novos foram encontrados no acervo pessoal que está hoje no IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), da USP, e é pesquisado por uma equipe chefiada por Telê Ancona Lopez. Sete livros do autor já foram relançados. A editora carioca deve mandar para as livrarias ainda este ano um de crônicas, outro de ensaios e um romance inédito. Numa operação minuciosa, a equipe do IEB compara a primeira edição de cada livro com os exemplares de trabalho do autor, isto é, aqueles com anotações para mudanças que ele queria fazer em futuras edições.

O PADRE ENCICLOPEDISTA
José Mariano da Conceição Veloso (1741-1811), franciscano e naturalista, é desconhecido dos leitores. Mas duas instituições ligadas ao livro, a Biblioteca Nacional (RJ) e a Brasiliana-USP se preparam para realizar ao mesmo tempo -e até agora sem saber uma da outra- eventos na passagem do bicentenário de sua morte. Veloso foi o editor da Tipografia do Arco do Cego, uma espécie de enciclopédia portuguesa, que funcionou por curto período (1799-1801), mas publicou quase uma centena de livros. Em sua tipografia moderna para a época, publicou o que havia de mais recente, e as obras chegavam até o Brasil.

David Foster Wallace As vendas só começam em abril, mas já se faz lista de espera em livrarias on-line para o romance "The Pale King", que David Foster Wallace deixou inacabado ao morrer, aos 46 anos, em 2008. A Companhia das Letras, que publica Wallace no Brasil, programa para 2012 um volume de ensaios.

Cenário turco
A Turquia, que desperta interesse desde que Orhan Pamuk recebeu o Nobel em 2006, é a aposta da editora carioca Tinta Negra. Chega às livrarias na próxima semana "A Noite dos Calígrafos", de Yasmine Ghata.

Te cuida, Jamie Oliver
Chakall, chef-estrela da TV portuguesa, vai ser traduzido no Brasil pela editora Senac São Paulo. Argentino com pinta de galã, é conhecido por usar turbante e gostar de viagens. Faz sucesso também na Espanha, França e Alemanha. A aquisição foi feita durante a Paris CookBook Fair, na semana passada, evento em que a Senac São Paulo recebeu oito prêmios Gourmand Cookbook Awards, o mais importante do segmento. O primeiro livro de Chakall a sair aqui é da alemã DK, que ganhou o prêmio deste ano na categoria "Best Television Celebrity Cookbook Western Europe".


Texto Anterior: Livros: Ficção
Próximo Texto: Acervo norueguês homenageia Bienal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.