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Milhões são gastos para promover "Vida"
de Nova York
"Eu nunca vi gastarem tanto dinheiro num filme estrangeiro. Não
sei se estão fazendo alguma coisa
de ilegal, mas não acho correta a
estratégia. "Central do Brasil" é o
melhor filme, mas a escolha para o
Oscar tende a ser baseada na publicidade e não na qualidade, o que
nos deixa como azarões". Essa é a
opinião de Arthur Cohn, produtor
do filme brasileiro, com a bagagem
de já ter vencido três Oscar.
"Estamos em Los Angeles há
quatro semanas tentando convencer os membros da Academia a assistirem ao nosso filme. Mas, por
ser falado em português, é uma
missão difícil", disse.
"Nosso adversário, "A Vida é Bela", está gastando em anúncios em
revistas, televisão e jornais. Não
acho que toda a badalação em torno do filme corresponde à qualidade dele", afirmou.
A Miramax está gastando US$
9,25 milhões para promover "A
Vida É Bela", principal concorrente de "Central do Brasil".
"A Vida" se tornou o filme de língua estrangeira mais assistido na
história dos EUA, com mais de
US$ 22 milhões em bilheteria.
O filme está concorrendo a sete
estatuetas, entre elas a de melhor
filme (com chances remotas) e melhor filme estrangeiro.
O ator e diretor Roberto Benigni
está há mais de 70 dias nos EUA
promovendo o filme. O estúdio
também vem pagando jantares para que Benigni apareça ao lado de
figuras de renome em Hollywood.
Assim, Benigni já apareceu nos
jornais jantando com Kirk Douglas, Jack Lemmon, Elizabeth Taylor, Helen Hunt e outros.
"Central" tem um orçamento
mais modesto, com cerca de US$
250 mil, e o usa para pagar anúncios em revistas especializadas, como "Hollywood Reporter", e sessões de exibição privativas.
A atriz Fernanda Montenegro foi
levada, no mês passado, ao "David
Letterman Show", o programa de
entrevistas mais assistido no país.
De Vitória da Conquista (BA), o
diretor Walter Salles evitou a polêmica. "Como já disse, o território
do Oscar é uma terra estrangeira
para mim. O Oscar é um prêmio
dado por uma indústria, com critérios próprios, dificilmente decodificáveis. Prefiro, portanto, não
fazer qualquer previsão ou julgar a
estratégia de gastos da Miramax",
afirmou.
(MaD)
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