São Paulo, quarta-feira, 12 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Sambista pinta retrato idílico do Rio

da Reportagem Local


Martinho da Vila se desvencilhou das balas perdidas, passou ao largo das praias poluídas e fez vista grossa aos pit bulls em seu primeiro romance, "Joana e Joanes", que pinta um retrato idílico do Rio de Janeiro.
O sambista é autor de dois outros livros: "Kizomba, Andanças e Festanças", de não-ficção, e o infanto-juvenil "Vamos Brincar de Política". "Joana e Joanes", por sua vez, descreve a história de amor de décadas entre Joana, filha de um fazendeiro rico, e Joanes, filho do capataz da fazenda. O cenário da paixão, que alterna passagens na capital fluminense e no interior do Estado do Rio, faz jus ao subtítulo, "Um Romance Fluminense".
O amor de Joana e Joanes surge ainda na infância, o que desperta a ira de seu Maneco, pai de Joana, que não aceita ver um filho de lavradores se engraçando para o lado de sua menininha.
Por conta disso, quem acaba pagando o pato é seu Mário, pai de Joanes e funcionário de Maneco, que é enxotado da fazenda, sem direito a nenhum encargo trabalhista (faça-se justiça, nem tudo é paradisíaco no Rio de Martinho).
Com a separação forçada, Joana segue vivendo com a família na prosaica e fictícia Taperá, que, por mais que Martinho negue, é totalmente inspirada em Duas Barras (cidade natal do autor situada na região serrana do Estado do Rio).
Joanes vai parar na capital do Estado, onde se torna um publicitário de sucesso e orgulho dos moradores de Taperá. Sem a mesma sorte, Joana se aventura por concursos de miss mal-afamados.
Após inúmeros desencontros, no entanto, revivem a velha paixão, ao som não de Cartola ou de Noel, mas sim da banda de Ray Coniff. (BG)


Avaliação:  

Livro: Joana e Joanes - Um Romance Fluminense Autor: Martinho da Vila Editora: ZFM (tel. 0/xx/21/576-2958 Quanto: R$ 22 (301 págs.)

Texto Anterior: Música: Martinho busca sons d'além mar
Próximo Texto: Feira: Festival traz a nova cultura suíça ao país
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.