São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Canais começam a comemorar a Inconfidência

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Por algum motivo, o Canal Brasil antecipa a comemoração do 21 de abril para o dia 12. Talvez seja para não dar a impressão de que está escarnecendo os heróis da Inconfidência.
O programa de hoje consta de "Rebelião em Vila Rica" (9h30), de Renato e Geraldo Santos Pereira, e "Tiradentes" (12h), de Oswaldo Caldeira. Ambos os filmes, terríveis, parecem buscar a reconstituição de determinados momentos da história sem uma concepção minimamente precisa do que possa ter sido esse momento. Resta esperar, portanto, que "Os Inconfidentes", de Joaquim Pedro de Andrade, venha um dia fazer justiça à Inconfidência.
Já que de libertadores parece tratar o dia, para as 17h foi marcado "Lamarca", de Sérgio Rezende. É bem mais interessante que os mencionados acima, mas sofre em linhas gerais do mesmo vício: preocupa-se tanto em parecer com alguma coisa que se esquece de ser.
Por fim: o "2001" (22h) e "O Iluminado" (0h25), de Kubrick, passam no TCM.


Texto Anterior: "Reality show": Vh1 estréia nova temporada de bizarrices
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.