São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS

Confúcio dizia: "Dê rosas aos outros, sempre ficará uma fragrância em sua mão". Oferecer ajuda sempre nos dá mais felicidade que precisar de ajuda.

Felicidade não é dinheiro. O estado de felicidade é estar satisfeito com a pobreza, não ser arrogante ou extravagante com a riqueza. Se você é pobre, não bajule o rico, se você é rico, seja uma pessoa gentil.

É difícil estar satisfeito com a pobreza em um mundo tão competitivo, mas cito outro pensamento de Confúcio quando estamos enfrentando a competição: "Não force ninguém a fazer o que você não faria".

Confúcio achava que ser muito íntimo ou muito distante não é a maneira apropriada de se lidar com o "imperador" (o líder, o patrão de hoje). Se você está freqüentemente perto do imperador, fingindo que tem muita proximidade, você não estará longe de ser humilhado ou desprezado.

Muitas empresas não têm uma descrição exata de cada cargo, então muitas pessoas tentam fazer mais do que é devido, e sofrem de ansiedade. O funcionário deve trabalhar seguindo princípios sociais e padrões. Deve agir, não ficar se gabando. Pensar mais, ouvir mais, ver mais, mas ser cuidadoso com suas palavras e ação, para se arrepender menos.

Se você é educado e gentil, todos os homens dos quatro oceanos serão seus irmãos. Temos que aprender a esquecer os lamentos antes que eles nos destruam.

Tradução de trechos de "Reflexões de Yu Dan sobre os Diálogos de Confúcio"


Texto Anterior: Confúcio vira auto-ajuda e torna autora best-seller
Próximo Texto: Vitrine
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.