São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Filipe Redondo/Folha Imagem
O DESPERTAR DE LETÍCIA
Em cartaz como Ilse, a libertina do musical "O Despertar da Primavera", que fica até o dia 2 de maio no teatro Sérgio Cardoso, a atriz Letícia Colin ensaia para o próximo filme de João Jardim, "Amor?", e ainda se dedica à oficina de palhaço que faz com o grupo teatral Lume. Atriz desde os 9 anos, Letícia, hoje com 20, embarca pela primeira vez para a Europa depois das filmagens. "É a primeira vez que terei uma folga maior."

Pichadores de volta à Bienal

Carrascos da última Bienal, quando invadiram o evento, picharam paredes e vidros, trocaram socos com seguranças e até tiveram uma integrante, Caroline Pivetta, presa e condenada, os pichadores vão entrar no evento deste ano pela porta da frente. Dois dos principais nomes do movimento, Rafael Guedes Augustaitiz (que liderou a invasão da última mostra) e Djan, reuniram-se com curadores da Bienal para definir como exibir sua arte no Ibirapuera, em setembro.

MESA-REDONDA
"A iniciativa partiu deles, que vão definir o que fazer", diz o curador Agnaldo Farias. "Eles podem realizar debates, convidar outros pichadores e apresentar documentação sobre o seu trabalho." Para Farias, "os pichadores são tratados como marginais, mas a rigor são artistas brilhantes". Rafael já liderou a pichação da Bienal, da galeria Choque Cultural e da própria escola, o Centro Universitário Belas Artes, de onde foi expulso. Djan já foi condenado a serviços comunitários.

QUERO MAIS
E a Bienal terá também Marilá Dardot e o grafiteiro Kboco, que montará um dos seis terreiros, ou núcleos em que será dividida a exposição, com o arquiteto Roberto Loeb.

CURVA
Os dados preliminares dos fabricantes de cimento mostram que as vendas do produto no mercado interno brasileiro, com 5,1 milhões de toneladas, cresceram 20,6% em março, em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação do trimestre com igual período de 2009, o salto foi de 15,7%.

JÁ PASSOU
No ano passado, ainda sob o efeito da crise econômica que fez o país registrar PIB de 0,2% negativo, o setor amargou crescimentos pífios, quando não quedas em relação à venda de cimento de anos anteriores.

DE QUEM SERÁ?
"Parar 30 dias, 60, 90 e receber os dias parados não é greve, é férias." Parece, mas a frase não é de alguma autoridade tucana do governo de SP, que se recusa a pagar os professores nos dias em que cruzaram os braços em protesto.

 


Ela é do presidente Lula -que, em 2007, teve atitude idêntica: cortou o ponto dos servidores públicos que fizeram greve.

TERRA PLANETA ÁGUA
O cantor e compositor Guilherme Arantes fará um show só com suas canções "Lado B", em temporada que se inicia na quarta-feira, no Bar Brahma, em SP. Na primeira apresentação, Arantes tocará pela primeira vez ao vivo a música "Verde Vertente". Entre os convidados que pretende levar ao palco do Brahma até julho está o músico Marcelo Jeneci.

TROPEÇO
A atriz Isabel Wilker, filha de Mônica Torres e José Wilker, quebrou o dedo mindinho do pé na semana passada quando deixava o palco da peça "Cinema", no teatro do Sesi, em SP. Ela ficará com uma bota ortopédica durante um mês.

VIROU GRIFE
O cantor e ator Fiuk, filho de Fábio Jr. e protagonista de "Malhação ID", vai emprestar seu nome para uma marca de roupas para jovens.

XAVIER EM CASA
O DVD do filme "Chico Xavier", que estreou nos cinemas na semana passada, será lançado em agosto, segundo a distribuidora Downtown.

CHILE

O amor no dia do golpe

"Eu os estou obrigando a trotar", diz o presidente do Chile, Sebastián Piñera, sobre seus ministros, recrutados na iniciativa privada, onde ele construiu uma carreira que o transformou num dos homens mais ricos do mundo -tem uma fortuna superior a US$ 2 bilhões. "Alguns aceitaram ir para o governo ganhando até dez vezes menos", diz. Parte da equipe esteve com ele no Brasil na semana passada, em visita oficial. A repórter Silvana Arantes, correspondente da Folha em Buenos Aires, viajou com Piñera a bordo do avião presidencial.

 


É comum o presidente manter reuniões com seu gabinete até tarde e disparar e-mails às 5h. "Eu avisei!", diz ele aos auxiliares. "Minha mulher não entende como me deito mais tarde e me levanto sempre mais cedo do que ela." Casada com Piñera há 37 anos, mãe de seus quatro filhos, Cecilia Morel devolveu ao Chile a figura da primeira-dama -loura e linda- após quatro anos da Presidência de Michelle Bachelet.

 


Piñera concluiu que ela era a mulher de sua vida em 11 de setembro de 1973, dia do golpe militar da ditadura Pinochet. Ele fazia pós-graduação em economia na Universidade de Harvard e viu tudo pela TV.
"Meu país enlouqueceu! Preciso salvar aquela garota." Começou a telefonar para Cecilia. Só conseguiu contato às 3h. "Casa comigo!", disparou. Cecilia foi pega de surpresa; julgava que "aquilo era só um namorico".
Em dezembro, casaram-se. Ele trabalhava, ela cuidava da casa.

 


Além de seus quatro filhos, Piñera "adotou" o irmão mais novo, Miguel. "Antes de morrer, nossa mãe me pediu para jurar por Deus que eu cuidaria de Miguel como se fosse um filho. Eu jurei. Assumi essa cruz. Ele é músico, boêmio. Vive dizendo que eu sou da Opus Dei e ele, da Opus Night." Anteontem, Piñera devolveu provisoriamente a "guarda" de Miguel a uma mulher -a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
O Piñera músico foi viver em Buenos Aires, onde participará do programa televisivo "Bailando Por Un Sueño" (dançando por um sonho), conduzido pelo mais famoso apresentador do país, Marcelo Tinelli. "Propus a Cristina que, para me aliviar dessa carga, ela se encarregasse dele na Argentina", diz. "Ela me disse que aceitava o trato, desde que eu lhe desse plenos poderes disciplinares."

CURTO-CIRCUITO
O CENTRO DA CULTURA JUDAICA, na Oscar Freire, faz hoje, às 20h, uma homenagem póstuma ao bibliófilo José Mindlin.
GIBA REIS inaugura hoje, às 19h30, a mostra de fotografia "Nothing About Something", na Galeria Pop, em Pinheiros.
O GRUPO DE SAMBA Arranco de Varsóvia faz show amanhã, às 19h, no teatro Carlos Gomes, no Rio, para lançar o DVD em que homenageia Martinho da Vila. Classificação: 14 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e FLÁVIA MARTIN



Texto Anterior: Outro Canal - Andréa Michael: TVs brasileiras vão à França vender novelas e minisséries
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.