São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRA FREQÜÊNCIA

O segredo de Roberto Carlos nas ondas do rádio

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, bate recordes de audiência na FM ao contar "segredos" do pai e tocar suas gravações raras e sucessos. Dá "sobrevida" a um gênero que já foi febre nas rádios e vem perdendo fôlego desde meados da década de 90.
Com a crescente reclusão do cantor e sua aversão à imprensa -agravadas após a morte de Maria Rita-, o programa tornou-se uma das raras fontes de informação sobre ele. "As Canções que Você Fez para Mim" vai ao ar diariamente na Nativa FM de São Paulo (95,3 MHz), do Rio (96,5) e afiliadas. Apesar do horário (das 5h às 6h), oscila entre o primeiro e o segundo lugar no Ibope de SP, com 30 mil ouvintes por minuto.
Roberto Carlos Braga II (antes mais conhecido como Segundinho) estreou em 19 de abril de 2000, aniversário do pai. Maria Rita morrera quatro meses antes, e Roberto recomendou: "Filho, cuidado com o que vai dizer".
Dudu, 35, confessa que tinha medo, não sabia até onde abrir a intimidade do pai. "Contava coisas da minha infância." Por exemplo: quando Dudu era criança, a família morava numa mansão do Morumbi (SP). O pai entrava na garagem como se estivesse numa pista de corrida, algo como a canção "120... 150... 200 km/h". "Ele sempre adorou velocidade."
Com o tempo, passou a fatos atuais. No mês passado, falou sobre a internação do cantor. "Todos acharam que ele estava mal. Contei que havia feito um cateterismo, parte de um check-up."
Dudu também passou a responder a perguntas de ouvintes. "A número um é: "Ele vai se casar de novo?". Respondo que provavelmente não, porque já se casou três vezes. Mas namorar é possível."
Dudu, que já trabalhou em concessionárias do pai e até importou fraldas do México, afirma que o programa é uma terapia. "Antes fugia de carreira artística. Agora sou mais Dudu Braga do que Segundinho. Além disso, o rádio é essencial para mim, até em razão de minha deficiência", diz ele, portador de deficiência visual.
Dudu calcula que 180 programas sobre Roberto já foram veiculados. O dele trouxe holofote ao "filão", que hoje entra em extinção, segundo Vera Marchisiello, coordenadora do Grupo Um Milhão de Amigos, fã-clube criado há 15 anos. "Eles estão saindo do ar, principalmente nas capitais. Um dos motivos é a falta de contato de Roberto com o público. Mais do que ouvir as músicas, os fãs querem saber de sua vida."
Com ela concorda Lilian Loy, que há 27 anos comanda programa sobre o "rei" em SP (atualmente aos domingos, às 8h, na América AM). "Eu fazia várias entrevistas com Roberto. Agora é muito difícil ter acesso a ele."

HUMOR DA TV

Hermes e Renato, da MTV, ganham quadro na Mix FM
A dupla de humor trash da MTV, Hermes e Renato, fechou contrato com a Mix FM (106,3 MHz). A emissora levará ao ar pequenos quadros ao longo da programação, a partir do próximo dia 24.

RÁDIOS QUE ANDAM

Mais vai ao dial da Mundial, que vai para o da Scalla...
Após os lacres da Anatel, a dança das cadeiras não tem hora para acabar nas rádios da rede CBS. Até ontem, estava assim: a pop Mais FM mudou dos 94,1 para os 95,7. A esotérica Mundial, antes nos 95,7, foi para os 92,5. A instrumental Scalla, que ocupava essa freqüência, migrou para os 100,5.

@ - laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Política cultural: Petrobras investirá R$ 60 mi em projetos para este ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.