São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Globo fará novo "O Clone" para TV hispânica dos EUA

A TV Globo e a Telemundo Networks anunciam hoje em Nova York a realização em conjunto de uma nova versão da novela "O Clone", desta vez voltada ao público hispânico dos EUA, que representa 13% da população do país. A produção terá verba de US$ 20 milhões.
Será a segunda produção internacional da Globo. A emissora e a Telemundo já foram parceiras em 2002, quando co-produziram, sob liderança da Globo, uma versão de "Vale Tudo", gravada no Rio com atores de língua espanhola. Mas a novela foi rejeitada nos EUA. Desde então a Globo sonha voltar a produzir para o exterior.
A nova parceria será diferente. A produção será liderada pela Telemundo Studios -empresa da Telemundo Networks, segunda maior rede hispânica dos EUA, pertencente ao grupo General Electric. As gravações ocorrerão na Colômbia, provavelmente a partir do início de 2009, com elenco latino.
A Globo entrará com os capítulos originais de "O Clone", consultoria de Glória Perez (autora) e Jayme Monjardim (diretor-geral) e acompanhamento sistemático de Flávio Rocha (diretor-artístico internacional) e Guilherme Bokel (diretor de produção internacional). Bokel foi diretor de produção da novela original.
"A nova versão vai respeitar a sinopse e as premissas originais. Terá, por exemplo, os dois irmãos [um é clone do outro] e o núcleo de muçulmanos, mas a ambientação não será necessariamente no Marrocos. Há características do mercado hispânico diferentes das do Brasil. As novelas são mais curtas e com elenco menor", afirma Ricardo Scalamandré, diretor de negócios internacionais da Globo. "Eles querem nossa expertise."
Segundo Scalamandré, Globo e Telemundo serão sócias. A Globo será remunerada conforme sua participação nos custos, ainda não finalizados. O executivo acredita que a parte da Globo ficará entre 30% e 50%. As duas TVs apostam no sucesso da nova "El Clon" também em outros países, principalmente latinos. "O Clone", de 2001, foi vendida para 90 países. Só perde para "Terra Nostra" entre as mais exportadas.

SEM TRAVAS
Ronaldo, o Fenômeno, vai bater um papo amanhã com Ana Maria Braga, no "Mais Você" (Globo). Mas sem falar em travestis. O veto ao assunto foi uma das condições para sua participação no programa.

MUTAÇÃO
O ex-"Malhação" Rômulo Arantes Neto, que também se meteu em confusão com travestis em um motel do Rio, está mudando. Entrará em "Mutantes", a nova fase de "Caminhos do Coração" (Record), como Draco, um ser que cospe fogo.

ATÉ MAIS
Aguinaldo Silva, autor de "Duas Caras", relata em seu blog o vazio que sente sempre que termina de escrever uma novela. Ele se despede de Branca, mas já convoca Suzana Vieira para sua próxima novela.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.