São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jam inaugura nova fase de dança no CCSP

Mostras, performances e residências com artistas estrangeiros estão entre as novidades previstas para 2008

Com curadoria de Lara Pinheiro, projeto "Jam de Dança" apresenta bailarinos e músicos improvisando movimentos e sons

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Palco importante da dança paulistana na década de 80, o Centro Cultural São Paulo quer voltar a ser uma referência inconteste para coreógrafos e bailarinos. E o primeiro passo para a nova fase acontece amanhã com a estréia da "Jam de Dança", com bailarinos e músico improvisando movimentos e sons, num espírito semelhante ao das jam sessions de jazz.
As apresentações fazem parte das comemorações de 26 anos do CCSP e marcam o início dos trabalhos da bailarina Lara Pinheiro como curadora de dança da casa, cargo recém-criado. Em junho, a "Jam de Dança" vira série semanal, sempre às 12h de terça-feira.
"Nos anos 80, como havia poucos palcos para a dança, as grandes companhias de São Paulo, como Balé da Cidade e o Stagium, sempre passavam por aqui. Hoje, o movimento de dança contemporânea tem mais demandas, por isso queremos incluir mais o Centro Cultural São Paulo neste cenário tão vivo, apostando principalmente em misturas coreográficas e projetos multidisciplinares", explica Lara Pinheiro.
A "Jam de Dança" é simbólica neste sentido. Na apresentação de amanhã, dois bailarinos de dança contemporânea (Christian Duarte, mais conceitual, e Mirian Druwe, mais corporal) dividem a cena com o dançarino de hip hop Thiago Arruda e com o músico e DJ Theo Werneck. Depois, na série semanal, a idéia é convidar bailarinos de áreas diferentes.
"Os bailarinos se reciclam -porque são obrigados a se confrontar com novidades. E ainda há formação de público, já que o horário da apresentação (às 12h) e o espetáculo são fora do usual. Além disso, os intérpretes podem trabalhar com o acervo musical da casa, que conta com mais de 70 mil LPs", diz Lara.
Séries estabelecidas do CCSP, como o "Feminino na Dança", "Masculino na Dança", "Solos, Duos e Trios" e "Semanas de Dança", vão continuar. Só que, a partir de agora, os grupos e artistas serão escolhidos por meio de edital.
Entre as novidades previstas para este ano, há mostras de videodança e performance, residência com artistas estrangeiros, uma série com grupos de dança ao lado de orquestras e a temporada do espetáculo "Passo", de Antonio Nóbrega.


JAM DE DANÇA
Quando:
amanhã, às 12h e 18h
Onde: Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro 1.000; tel. 0/xx/11/ 3383-3402; classificação livre)
Quanto: grátis


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Novela: "Água na Boca" traz Rosanne Mulholland
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.