São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Djavan reúne todas suas músicas em songbook para "iniciados'

Cantor diz que as 185 composições dos volumes não são simples como parecem

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA REPORTAGEM LOCAL

Djavan diz receber e-mails do mundo todo com dúvidas sobre como tocar suas músicas. Aviso aos autores das mensagens: seus problemas acabaram -ou começaram.
Serão lançados hoje, no Rio, os três volumes de "A Música de Djavan", songbooks com partituras de todas as canções feitas por ele até hoje. O que parece uma bênção, para os fãs, também pode ser um choque.
"Não é para iniciantes. Na audição, as músicas parecem simples. Mas, na hora de botar na mão, a pessoa nem sempre consegue encontrar a harmonia completa", diz Djavan, 59.
A organização das 185 canções é cronológica. Começa com "Flor-de-Lis" e as outras faixas do LP "A Voz, o Violão, a Música de Djavan" (1976) e passa pelos outros 16 discos e até por composições que ele nunca gravou. Também há textos do jornalista Hugo Sukman.
As partituras foram preparadas por Ricardo Gilly e revisadas por Djavan, como já acontecera no songbook editado por Almir Chediak em 1997. Mas aquele era incompleto. "Pude rever meu trabalho inteiro, e percebi uma evolução em todos os sentidos: harmônico, rítmico, nas letras", diz o cantor.
Os livros foram editados com recursos de dedução fiscal originados da Lei Rouanet. Mesmo assim, custam R$ 130 cada um. "Nem sabia que custava isso. Pedi para que fizessem o preço mais acessível possível."


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Paradoxos do multiculturalismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.