UOL


São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O PERDIDO..."/"O ANIVERSÁRIO"

Impasses de uma geração atingem o coração da platéia

CRÍTICO DA FOLHA

"Caminhante, não há caminho: faz-se caminho ao andar." Mesmo sem conhecer os versos de Antonio Machado, esse princípio é bem conhecido por quem trilha o teatro alternativo, por estar no início de carreira ou por ter desistido de obter o beneplácito dos patrocinadores por isenção fiscal.
Ernani Sanchez fazia intervenções teatrais em bares da zona leste. Juntando o que aprendeu na prática, convenceu a duras penas o proprietário da Loja de Intervenção, um condomínio de bar, lojas, cabeleireiro e livraria, a acolher a montagem de um texto seu, "O Aniversário". O texto de Sanchez, uma sequência de cenas curtas expondo impasses da sua geração, é ainda imaturo, mas impressiona pela forma com que soube se impor no espaço exíguo.
Poderia se evocar aqui os primeiros passos de José Celso Martinez Correia, quando "A Incubadeira", seu primeiro texto autobiográfico, estreou no Teatro de Arena. Mas é indevido o exercício de se tentar descobrir quem do elenco ficará conhecido, já que não é esse o seu objetivo.
O contato de um espetáculo com um público é o que o justifica, não a eventual fama que pode obter. Prova é que, pela trilha aberta por Sanchez passou Alexandre Bacci, ator de grandes recursos que havia trocado o teatro para apresentar programas na TV. Volta sem almejar nada além do contato com o olho da platéia.
"O Perdido Coração de Cristo" sabe alternar o tom quase proselitista e místico com uma auto-ironia desmistificadora, como um Cristo paulistano. Junto com "O Aniversário" mantém viva a função do teatro: atingir o coração da platéia. (SERGIO SALVIA COELHO)


O Perdido Coração do Cristo   
Texto e direção: Leo Lama
Com: Alexandre Bacci
Onde: Loja de Intervenção (r. Pedro Taques, 110, SP, tel. 0/xx/11/3256-5189)
Quando: sáb., às 22h, e dom., às 19h
Quanto: R$ 15

O Aniversário  
Texto e direção: Ernani Sanchez
Com: Almir Santos, Regianne Gama, Pedro Moutinho e outros
Onde: Loja de Intervenção
Quando: sex. e sáb., às 24h, até 28/6
Quanto: R$ 10



Texto Anterior: Teatro: Oficina atravessa fogueiras com "O Homem"
Próximo Texto: Dança: Autores se cruzam em "Livre Trânsito"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.