São Paulo, sexta-feira, 12 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme expõe as "vergonhas" dos nerds

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa com um beijo e com um beijo termina "Apenas o Fim", estreia na direção de Matheus Souza.
A garota é retratada como a insensível que destrói o coração do nerd. Mas a atriz Erika Mader, 24, vê sua personagem como "uma tremenda farsa". "Acho que ela é mais romântica e insegura do que ele. Ela veste a máscara de má para se proteger."
Para Gregório Duvivier, 23, o garoto "até o final não se toca que ela vai embora". "Se de cara ele percebesse isso, não tinha por que eles ficarem conversando. Gradativamente ele percebe que é sério."
O casal faz um retrospecto da relação com um diálogo divertido e cheio de referências de uma juventude que está diante e por trás das câmeras.
Duvivier vê mais: "Tem uma coragem do filme de sair do cânone e abordar as culturas marginais. É falar do "Pokémon", que o próprio nerd renega que gosta. É essa coragem de falar do "lixo" da cultura nerd". "Afinal, os nerds também têm suas vergonhas", completa Erika. "O afeto entre eles é mais explícito, porque não são dois estudantes de cinema que ficam só falando de Godard", arremata ele.
Eles rodaram o longa em 15 dias, nas férias na PUC. Com só R$ 8.000 e equipamento emprestado da faculdade, cada um arrumou amigos para fazer participações, como o comediante Marcelo Adnet. Sem saber quem ia aparecer, acabaram improvisando esses diálogos.
Outros imprevistos foram as mudanças climáticas. "O filme se passa em uma hora, mas tinha dias nublados, noutros estava sol. Então o diretor pedia para o Gregório dizer que o tempo estava mudando rápido", conta Erika.
Sem entregar nada, no final dos créditos, há um "bônus", como diz Duvivier. "Tem um final alternativo, mas tem de ficar na sala para entender."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: MinC distribui R$ 2 mi a séries independentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.