São Paulo, sexta, 12 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra exibe inéditas de Castagneto

free-lance para a Folha

A galeria Pinakotheke, em Bota fogo (zona sul do Rio), realiza ex posição de 56 obras do pintor Gio vanni Battista Castagneto (1851-1900), que viveu no Brasil no final do século passado e pintou, de forma peculiar e moderna, o mar e outras paisagens cariocas.
A mostra, terceira desde a morte de Castagneto, pretende dar uma visão sintética da obra do pintor, que deixou seu nome em centenas de telas, tábuas, pedaços de ma deira, de papelão, pratos, paletas e até em conchas de madrepérola.
A exposição divide-se em três ambientes, de acordo com os pe ríodos mais significativos da vida de Castagneto: aprendizado e con solidação (1883-1890), viagem à Europa e maturidade (1891-1899), e ocaso do artista (1899-1900).
Entre as obras, algumas inéditas, destacam-se: "Paisagem" (Nite rói), de 1883, com características semelhantes à paisagem de Johann Georg Grimm, seu professor, e que hoje pertence ao acervo do Museu Antônio Parreiras, em Ni terói, "Vapor de Rodas", de 1893, uma das muitas embarcações que fascinavam o pintor, "Encouraça do Deodoro", de 1900, pintado por Castagneto assim que foi incorpo rado ao serviço da Marinha, e "Vista de um Trecho de uma Rua em Paris", de 1891.
Em texto de 1888, que serve de introdução ao catálogo da mostra, o crítico de arte Luiz Gonzaga Du que Estrada explica a pintura de Castagneto: "É forte e doce, rápi da e vagarosa, tem asperezas e ca rícias, parece transparente e pare ce compacta, brilha e entenebre ce". (ANNA LEE)


Exposição: Giovanni Battista Castagneto
Onde: Galeria Pinakotheke (rua São Clemente, 300, Botafogo, tel. 021/537-7566)
Quando: até 3 de outubro. De segunda a sábado, das 10h às 20h
Quanto: grátis



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.