São Paulo, Terça-feira, 12 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

CANDINHO
Cultura, 13h05. Brasil, 1953, 100 min. Direção: Abílio Pereira de Almeida. Com Mazzaropi, Marisa Prado, Adoniran Barbosa. A Vera Cruz ensaia seu cinema de qualidade brasileiro adaptando obra de Voltaire. Mazzaropi, junto ao jumento Policarpo, vai à cidade grande e lá encontra seu antigo amor. Comédia ingênua, cujas virtudes superam os defeitos. B&P. Avaliação:   

BOGUS, MEU AMIGO SECRETO
SBT, 14h15. (Bogus). EUA, 1996, 110 min. Direção: Norman Jewison. Com Whoopi Goldberg, Gérard Depardieu, Nancy Travis. Depois que morre a mãe, menino vai morar em outro Estado com uma meio-irmã que, para completar, não gosta de crianças. Bogus é o amigo imaginário do garoto, um grandalhão afrancesado e simpaticíssimo que fará a ponte entre o menino e sua irmã. Jewison na decadência (e olha que ele, no auge, não era lá essas coisas). Mas Whoopi e Depardieu seguram o rojão. Avaliação:  

CAVALEIRO ENCANTADO
Bandeirantes, 15h. (Tin Soldier). EUA, 1995, 99 min. Direção: Jon Voight. Com Eric M. Breiman, Dom DeLuise, Trenton Knight. Estréia do ator Voight na direção, com trama atual, apesar de baseada num conto de Andersen. Após a morte do pai, garoto de 12 anos muda-se para Los Angeles com a mãe e tem de se entender com vizinhos pouco amigáveis. Dono de uma loja de brinquedos e um brinquedo o ajudam a encarar as dificuldades. Feito para TV a cabo. Inédito. Avaliação:   

UMA HERANÇA DA PESADA
Globo, 15h55. (Larger than Life). EUA, 1996, 93 min. Direção: Howard Franklin. Com Bill Murray, Janeane Garofalo, Linda Fiorentino. A herança em questão é um elefante que pesa cinco toneladas. O herdeiro Murray terá de atravessar o país com ele, para levá-lo até o comprador. Pouco animador. Inédito. Avaliação:  

ANGUS - O COMILÃO
Bandeirantes, 22h. (Angus). EUA, 1995, 90 min. Direção: Patrick Read Johnson. Com Perry Anzilotti, Kathy Bates, George C. Scott, Ariana Richards. Angus é o garoto que, não bastasse ser hostilizado pelos colegas da escola, ainda se dá ao luxo de se apaixonar pela líder de torcida. Inédito. Avaliação:  

INTERCINE
Globo, 0h. "Buscando a Felicidade" (1994, de Lee Grant, com Ann-Margret, George Segal) ou "Perigo Real e Imediato" (1994, de Phillip Noyce, com Harrison Ford, Anne Archer).

O MÁGICO DE OZ
Globo, 2h30. (The Wizard of Oz). EUA, 1939, 101 min. Direção: Victor Fleming. Com Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger. Menina transportada ao fantástico mundo de Oz, onde vive suas clássicas aventuras. E Garland se firmou, aqui, como atriz de primeira grandeza. Em cores e P&B. Avaliação:     

DINHEIRO SUJO
Globo, 4h10. (Dirty Money). EUA, 1993. Direção: James Bruce. Com Frederick Deane, Timothy Patrick Cavanaugh. Ladrões levam carro e dinheiro de um homem. Deixam no seu bolso, em troca, uma chave. O roubo é voluntário, a troca, não. Afinal, a chave permitiria à gangue apossar-se do produto de um roubo. Assim sendo, o homem passa a ser perseguido pelos bandidos. Avaliação:  

TV PAGA

"Carlota Joaquina" é a cara do Brasil

da Redação

"Carlota Joaquina" (Canal Brasil, 17h30 e 2h) não é apenas a história da geniosa princesa espanhola casada com d. João 6º que o acaso (além de Napoleão) traz ao Brasil, no início do século 19.
É também, e sobretudo, um filme contra nossas heranças portuguesas e, ainda, suas decorrências. É provável que boa parte de seu sucesso, em 1994, num momento de descrença geral no Brasil, venha daí.
Talvez haja outros motivos. Seu quê chanchadesco, por exemplo, e a completa despretensão de sua diretora, Carla Camurati. Ao mesmo tempo, levamos e não levamos a sério a história que nos é narrada. Não sabemos se é história ou paródia de história. Em suma, é a cara do Brasil. (IA)



Texto Anterior: Oscar Quiroga Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! Covas inaugura fuga!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.