São Paulo, sexta-feira, 12 de outubro de 2007

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THIAGO NEY

Radiohead e a nova ordem

Banda oferece download para ganhar com CDs e levanta a questão sobre o valor da música

MAIS UM festival será montado em São Paulo neste final de ano. O Motomix deve acontecer entre 25 de novembro e 3 de dezembro, em vários clubes e locais da cidade. Será dividido em duas partes: uma de shows e apresentações, outra com palestras, workshops, mostra de vídeos etc.
A organização do evento ainda não confirma as informações. A primeira parte, a musical, será inaugurada em 25 de novembro, com um show gratuito no parque Ibirapuera. Depois, DJs e bandas farão apresentações em clubes da cidade até o dia 1º de dezembro. O line-up está sendo formado.
A segunda parte do festival terá lugar na Sala Cinemateca, entre 28 de novembro e 3 de dezembro, com artistas nacionais e de fora do país. Os nomes ainda serão anunciados.
Já ouviu "In Rainbows"? O que achou? Quanto você pagou pelo download? Vai comprar a edição especial, com dois CDs, vinil e libreto?
O disco novo do Radiohead, o sétimo da banda, está disponível desde a madrugada de quarta-feira.
"In Rainbows" traz o Radiohead experimental, bem parecido com "Kid A", o álbum que marcou essa guinada da banda. Nesses dois dias, tem se falado bastante sobre a forma como o Radiohead escolheu para vender e divulgar "In Rainbows".
De que, ao dar ao consumidor a oportunidade de escolher quanto quer pagar pelo download, o Radiohead estaria mudando a relação artista-fã. É verdade, mas há outros pontos a considerar.
Um deles: quanto vale o download de "In Rainbows"?
As dez faixas vêm em arquivos MP3, a 160 kbps. A qualidade do áudio é inferior a de um CD físico. Costuma-se dizer que o CD é caro -e é mesmo. As gravadoras rebatem citando custos como distribuição, confecção do disco, encarte, lucro da gravadora etc. Esses custos não existem ao baixar "In Rainbows". O iTunes cobra pouco menos de US$ 1 por faixa, com uma qualidade semelhante. Esse é o preço então?
Outro ponto: além do download, a banda oferece "In Rainbows" no formato físico: dois CDs, dois vinis, livro etc. Cobre cerca de R$ 150 por isso. Imagine que 700 mil pessoas (numa conta nada exagerada) comprem essa versão. O faturamento chega a R$ 10,5 milhões. Sem passar por gravadora, já que eles estão sem contrato -vai direto para a banda.
Ontem, no "Financial Times", um empresário ligado à banda disse que a estratégia de oferecer o disco por download tem como objetivo fazer os fãs comprarem os CDs físicos. "Se não acreditássemos que quando as pessoas ouvissem as músicas elas quisessem comprar o CD, nós não teríamos feito isso."
"In Rainbows" deve começar a ser vendido no formato tradicional no início do ano que vem. Aí, o Radiohead precisará de uma gravadora.
Quem também protagoniza essa nova ordem musical é Madonna. A cantora deve sair da Warner e fechar contrato de R$ 200 milhões com a empresa norte-americana promotora de shows Live Nation. A empresa bancaria três álbuns de Madonna e lucraria com shows, com merchandising e com licenciamentos.


thiago@folhasp.com.br

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