São Paulo, terça-feira, 12 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Artista superou as artes com "Oh Superman"

DE SÃO PAULO

"Hibridismo" é uma das palavras da moda para definir um trabalho de arte contemporânea que misture diversos estilos, mas, desde o começo dos anos 1970, essa é uma das marcas de Laurie Anderson.
Violinista por formação, tendo praticado em Chicago desde criança, estudou escultura na Universidade Columbia, em Nova York, onde se graduou em 1972.
A interação entre música, artes visuais e tecnologia de ponta será constante na carreira da artista, que se desenvolveu na cena alternativa de Nova York convivendo com artistas como Gordon Matta-Clark, Trisha Brown e Lou Reed, com quem é casada.
"Nós nunca nos perguntamos se o que fazíamos era arte ou se deveríamos criar rótulos para nossos trabalhos. Mas era uma cena muito diferente, ninguém estava preocupado com dinheiro e nós éramos muito perdidos. Já hoje, é muito mais difícil ficar perdido...", ri ela.
No entanto, alcançou repercussão fora do mundo das artes em 1981, com "Oh Superman", que chegou a ficar no segundo posto das músicas mais tocadas na Inglaterra.

CINEMA
A artista, que diz que o palco é seu lugar mais natural, também fez incursões pelo cinema.
Ela dirigiu e estrelou "Home of the Brave" (casa dos corajosos), em 1986, além de ter composto trilhas sonoras para os filmes escritos por Spalding Gray (1941-2004) -"Swimming to Cambodia" (nadando para o Camboja, de 1987) e "Monster in a Box" (monstro em uma caixa, de 1992).
A ideia de cooperação, que Anderson herdou dos movimentos alternativos dos anos 1970, levou a artista a trabalhar com distintas figuras como o escritor William Burroughs, os músicos Peter Gabriel, Brian Eno e Philip Glass, o diretor de teatro Robert Wilson e a coreógrafa Trisha Brown.
No Brasil, Anderson participou da canção "Enquanto Isso", de Marisa Monte, no álbum "Cor de Rosa e Carvão". (FCY)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Folha.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.