São Paulo, sábado, 12 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme "Capote" já é um dos favoritos ao Oscar

DA REPORTAGEM LOCAL

Truman Capote era tão íntimo do cinema -sempre declarou que parte da personalidade da Holly Golightly, de "Bonequinha de Luxo", foi inspirada em Marilyn Monroe; vários de seus textos viraram filme- que parecia improvável que a vida do próprio não fosse um dia parar nas telas.
A falha foi reparada duplamente. No mês passado, estreou nos EUA "Capote". É o grande papel da carreira de Philip Seymour Hoffman, que lhe deve valer a indicação para o Oscar de melhor ator e levar a de melhor filme de troco. O longa centra-se mais no período de 1959 a 1966, em que o escritor se dedicou à apuração e confecção da reportagem para a revista "The New Yorker" que daria no livro "A Sangue Frio".
Ele chega a se mudar para a cidadezinha de Holcomb, no Kansas, onde o crime aconteceu, e leva com ele sua amiga, a escritora Nelle Lee (interpretada por Catherine Keener), autora de "To Kill a Mockingbird" -que ganharia o Prêmio Pulitzer de 1960 e viraria o filme "O Sol É para Todos" dois anos depois pelas mãos de Robert Mulligan. "Capote" chega ao Brasil em 27 de janeiro.
Não é uma superprodução (US$ 7 milhões de orçamento), ainda não se pagou nas bilheterias, mas os elogios que recebeu da crítica e o boca a boca em relação ao Oscar que começou nos últimos dias serviram para que fosse adiada para o segundo semestre de 2006 a outra cinebiografia baseada na vida do escritor norte-americano.
Também centrada no período que separaria o jornalista do escritor, tem o título provisório de "Have You Heard?" (você ouviu?), um elenco mais estrelado (Sandra Bullock como Harper Lee, mais Gwyneth Paltrow e Isabella Rossellini), mas um semidesconhecido do grande público no papel-título, o britânico Toby Jones. Na direção, Douglas McGrath ("Emma", 2000). (SD)


Texto Anterior: O ano capote: "Bonequinha de Luxo" mantém seu encanto
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.