São Paulo, domingo, 12 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Joao Miguel Jr./TV Globo
A atriz Cristiane Torloni acaricia filhote de jaguatirica

Estrelas da Globo querem salvar floresta amazônica

As gravações da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes" na floresta amazônica, durante dois meses, mexeram com a cabeça de atores da Globo. Estrelas como Christiane Torloni e Juca de Oliveira retornaram da região "transformados", após vivenciarem a destruição ambiental.
Para Christiane, a experiência de gravar na Amazônia foi "dilacerante" e "perturbadora". "Um elenco inteiro se abismou com aquilo", conta a atriz, que será a espanhola Maria Alonso, uma das protagonistas da minissérie, que contará a "história de um povo que lutou para ser brasileiro", a do Acre.
Christiane, Juca de Oliveira, José Wilker, Eduardo Galvão e Victor Fasano, entre outros artistas, ficaram tão sensibilizados com a devastação que decidiram fazer alguma coisa. Oliveira ficou encarregado de escrever um texto em defesa da floresta, que será transformado em uma carta acompanhada de um grande abaixo-assinado. Os atores pretendem entregar o manifesto pessoalmente ao presidente Lula.
Christiane conta que sobrevoou a Amazônia há 22 anos. "Na época das Diretas Já, havia uma floresta. Do avião, você só enxergava o verde. Hoje, parece que você está chegando ao Rio Grande do Sul. Áreas extensas viraram pampa. É assustador. A fumaça das queimadas chega a doer. Estão queimando a gente também", relata a atriz.
Christiane, que se apaixonou por um filhote de jaguatirica com o qual contracenou em uma seqüência, ficou impressionada logo ao chegar em Manaus, antes de se embrenhar na selva. "É impressionante como a cidade mudou em apenas dois anos", diz. Ela afirma que resolveu se engajar na causa ecológica porque não acredita "em reclamação, mas em ação". "Não é possível que Chico Mendes e [a missionária] Dorothy Stang tenham morrido em vão", discursa a atriz.
Além de se preocupar com o futuro do planeta, Christiane tem se dedicado a aprender danças espanholas porque sua personagem é a prima-dona de uma zarzuela (companhia de ópera espanhola). "Nunca havia dançado flamenco", diz.

NAMORO NA TV A Record não conseguiu contratar Daniella Cicarelli, mas nem por isso desistiu de ter um programa de namoros. Comprou da Sony o formato de "Dating Game", um jogo de namoro no escuro. A atração estréia em janeiro, como quadro final do "Tudo a Ver" vespertino.

CANTORIA NA TV O "Domingão do Faustão" fará em fevereiro concurso para escolher a nova vocalista de sua banda. A atual, Ester Campos, vai virar cantora solo.

DICA CULTURAL O Telecine Cult, que anda exibindo documentários musicais, apresenta dia 3 de dezembro o filme "Sympathy for the Devil", de Jean-Luc Godard, que registra a gravação da música homônima pelos Rolling Stones, em 1968.

Texto Anterior: José Simão: Buemba! PT é Posto Texaco!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.