São Paulo, segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viagem

Programa traça retrato ácido do Haiti

DA REPORTAGEM LOCAL

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que "Passagem Para..." é um programa de viagem, mas não tem nada de turístico. O que se vê nesta nova temporada, que estréia hoje no Canal Futura, são retratos um tanto ácidos de países da América Latina como República Dominicana, México e Colômbia.
Neste primeiro episódio de uma série de 22, intitulado "Da Prosperidade ao Caos", o apresentador Luís Nachbin tenta mostrar o Haiti com olhos de jornalista que é. Entrevista vários lados envolvidos -comunidade, representantes de ONGs, Exército- para traçar um panorama de desesperança do país ocupado por militares.
O estudante Mike Midouin resume, em português que aprendeu por lá: "Gosto do meu país. O problema é que haitiano não sabe o que significa tranqüilidade, o que significa paz." Os depoimentos são entremeados por longas narrações em off, em que Nachbin procura esclarecer a história que levou o Haiti à situação atual.
Talvez por ter tido dificuldades para gravar por lá -Nachbin afirma, no programa, ter sido visto como "um sujeito branco, rico, explorador" e que só conseguia ligar a câmera quando estava com os militares- faz falta um olhar mais leve, que mostre como a população convive com a pobreza (ou a suporta) e com o Exército. (CRISTINA FIBE)


PASSAGEM PARA...
Quando:
hoje, às 23h
Onde: Canal Futura


Texto Anterior: Aguinaldo Silva diz que está sendo ameaçado
Próximo Texto: Crítica: Algo de óbvio marca mundo sob ótica de Mazursky
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.