São Paulo, segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso Nacional será tema dos próximos filmes de Padilha e Meirelles

DA REPORTAGEM LOCAL

Os cineastas José Padilha ("Tropa de Elite") e Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") têm um tema coincidente em seus próximos filmes -o Congresso Nacional.
Padilha quer rodar a ficção "O Corruptólogo", com roteiro de Luiz Eduardo Soares (co-autor do livro "Elite da Tropa"), para expor o funcionamento das casas legislativas.
"Estou começando meu longo e árduo caminho de pesquisa. Vou filmar quando o roteiro ficar bom. Assim como em "Tropa de Elite", vai ter que ter "inside information'", afirma.
Meirelles pretende, "sem a tônica de denúncia", fazer um documentário "que explique o que é, para que serve e como funciona este poder tão mal compreendido por nós, os representados".
Antes desses projetos, porém, Padilha e Meirelles devem concluir outros projetos. O diretor de "Tropa de Elite" volta à função de produtor em "Posto 9", que seu sócio Marcos Prado ("Estamira") dirigirá. Com as drogas sintéticas como tema, o filme "será muito oportuno", na opinião de Padilha. Meirelles está finalizando, para lançar no ano que vem, a co-produção internacional "Cegueira", baseada em "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago.
O diretor tem também a intenção de filmar "Trabalhos de Amor Perdidos", uma adaptação para a era atual da obra de Shakespeare, pelo diretor e roteirista Jorge Furtado.
É possível que Padilha e Meirelles (ou suas respectivas produtoras, Zazen e O2 Filmes) trabalhem juntos na série de TV derivada de "Tropa de Elite" -um projeto em discussão.
Padilha procurou ouvir de Meirelles como tem sido a experiência de produzir para a TV Globo séries como "Cidade dos Homens" e "Antônia". "Contei que nós da O2 não temos sequer uma reclamação em relação a cerceamento ou falta de liberdade", diz Meirelles.
O objetivo de Padilha é "reunir uma galera de cinema, com o [roteirista de "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite"] Bráulio [Mantovani] coordenando a redação, e fazer um produto diferente -independente da TV". Meirelles não descarta fazer parte da "galera". "Claro que se ele [Padilha] quiser pensar numa parceria, estaremos abertos", afirma o cineasta. (SA)


Texto Anterior: Febre pirata, "Tropa" vira líder "oficial"
Próximo Texto: Nelson Ascher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.