São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

O filme do ano está no Brasil só pelo site

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Estreou na sexta em Nova York o melhor filme de 2003. É "Adaptation", da mesma dupla que levou às telas o novo e original "Quero Ser John Malkovich", o diretor Spike Jonze e o roteirista Charlie Kaufman. Por que falo dele aqui? Por seu site oficial.
Para ser mais preciso, não exatamente o site oficial (www.sony pictures.com/ movies/adapta tion/), que é simples mas bem-feito, mas o trailer a que o endereço dá acesso (na hora de assistir, escolha o Quicktime, que tem resolução melhor do que o Real Player e o Windows Media).
É o melhor trailer do ano (o cartaz também está entre os melhores; aliás, é difícil achar alguma coisa errada em "Adaptation", e olhe que, como estou em férias, assisti ao filme duas vezes só nos últimos dias). A começar pela trilha, o dueto de Bowie e Mercury em "Under Pressure".
A música (que aliás não está no filme) não poderia ser mais adequada. "Adaptation" começa com a crise por que passa o roteirista Kaufman ao aceitar adaptar para o cinema o livro "The Orchid Thief" (O Ladrão de Orquídeas), da jornalista Susan Orlean, da revista "The New Yorker".
Aí começa o problema. De explicar o que é o filme, não do filme em si, que fique claro.
É que "Adaptation" é, na verdade, um metafilme, um filme dentro do filme, em que várias histórias vão sendo contadas, sempre pelo roteirista Kaufman, de certa maneira o personagem principal (interpretado maravilhosamente bem por Nicolas Cage) mas também o sujeito de carne e osso responsável pelo roteiro de verdade. São elas:
* A relação de Kaufman com seu irmão gêmeo Donald, que é sua versão sem autocrítica (e não exatamente de carne e osso);
* O trabalho de apuração da jornalista Susan Orlean (que existe de verdade mas é interpretada também muito bem por Meryl Streep no filme) e seu envolvimento com sua fonte principal, o tal ladrão de orquídeas;
* A vida deste (John Laroche na vida real, o ator Chris Cooper no filme, que deve ser indicado ao Oscar de coadjuvante por seu papel) e seu envolvimento com índios seminole, da Flórida;
* A teoria da evolução e adaptação das espécies, de Charles Darwin (1809-82), o próprio, que faz uma ponta genial.
Complicado entender? Imagine escrever a respeito. Mas tudo vale a pena quando você vê a primeira cena do filme e, 114 minutos depois, percebe que assistiu a uma obra-prima. "Adaptation" só chega ao Brasil em fevereiro. Até lá, vire-se com o site (e o trailer).

E-mail: sergiodavila@uol.com.br
Site: www.uol.com.br/sergiodavila


VIAGEM LETRADA
Em casa; no mundo
"Literary Traveler" é uma revista eletrônica que traz, a cada edição, um escritor e os lugares por onde ele viajou (desde que sejam relevantes em sua obra), e suas residências pelo mundo. Já teve Edgar Allan Poe, Jack Kerouac, John Steinbeck, Ernest Hemingway e até vivos, como Michael Crichton. Vale muito a pena: www.literarytraveler.com.

TV ESCRITA
"Friends" em versão literal
Tem maluco para tudo. Até para ficar o dia inteiro na frente da televisão tirando todos os diálogos do seriado "Friends", linha por linha, palavra por palavra, e depois colocando na internet. E depois ver tudo tirado do ar por força do canal Warner. Veja a polêmica em http://thecfsi.com.


Texto Anterior: Estilo: "Lula está no caminho"
Próximo Texto: Gastronomia: Baco para todos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.