São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/Canal Futura
CAMILA MORGADO ESTRÉIA NO FUTURA Camila Morgado estréia quarta como apresentadora do ‘Faixa Comentada’, programa do Futura que reprisará minisséries da Globo; ‘A Invenção do Brasil’ será a 1ª

Canais estrangeiros são 75% da TV paga

Os canais estrangeiros ocupam 75% da programação da TV paga nacional. É para manter esse domínio que a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) lançou campanha contra projeto de lei que cria cota de 50% para canais pagos brasileiros.
Os dados integram estudo de uma programadora nacional, que pediu para não ser identificada. Não foram considerados canais nacionais as emissoras abertas, os canais obrigatórios, as TVs mistas (como MTV) e os de pay-per-view. Embora tenha 50% de capital nacional (Globo), os Telecines são estrangeiros, assim como HBO. GNT e Multishow, apesar de terem quase 50% de conteúdo internacional, são brasileiros.
O estudo revela que as operadoras que têm participação acionária da Globo, contrariando o discurso do grupo de defesa do conteúdo nacional, dão menos espaço aos canais brasileiros. Na Net, só 21% dos canais são nacionais. Na Sky, esse percentual cai para 17%. A concentração média de canais estrangeiros (75%) tende a aumentar com a aprovação da compra da Vivax pela Net.
Essa concentração ocorre porque a Globo tem poder de veto sobre os canais brasileiros nessas duas operadoras. Assim, novos canais nacionais, como Woohoo (esportes radicais) e Esporte Interativo (futebol), ambos independentes, e Fiz e Ideal, do Grupo Abril, não entram na Net e na Sky.

COLEGA Assistente de palco de Silvio Santos, Patrícia Salvador irá cobrir as férias de Adriane Galisteu no SBT. Ela apresentará o "Charme", a partir do dia 24, ao vivo, durante 20 dias. Será dirigida por Silvia Abravanel, filha do dono do SBT.

NOVO DIA O humorístico "Toma Lá, Dá Cá" deverá mudar das noites de terça para as de domingo, a partir de abril de 2008. Por enquanto, é apenas tendência. O martelo ainda não foi batido pela cúpula da Globo

DÚVIDA Oficialmente, os programas de Milton Neves ("Bola na Rede" e "Terceiro Tempo") voltam ao ar em janeiro, após as férias do futebol nacional. Mas, nos bastidores da Record, especula-se o contrário.

APOSTA Um dos especiais de fim de ano da Globo, "Casos e Acasos" têm boas chances de emplacar uma temporada em 2008. O diretor do programa, Marcos Schettmann, almoçou anteontem com Mário Lúcio Vaz, diretor-geral artístico da emissora, e apresentou o piloto.

NA GERAL A Record "emplacou" dois apresentadores entre os líderes na última pesquisa do Datafolha entre os prefeituráveis para 2008. Wagner Montes (Rio de Janeiro) e Raimundo Varela (Salvador) são âncoras do "Balanço Geral" em suas cidades.

SERÁ? O "Balanço Geral" acaba de estrear em São Paulo. O apresentador, Geraldo Luís (um "clone" de Jorge Kajuru), é muito popular em Limeira.


Texto Anterior: José Simão: Socuerro! A CPMF é encosto!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.