São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Globo relança "Escolinha" em DVD; Band estréia sua própria

Episódios do humorístico de 90 saem em DVD; Sidney Magal será "professor"

FERNANDA EZABELLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como diria o simpático, porém muquirana, judeu Samuel Blaustein, "fazemos qualquer negócio". É nesse espírito saudoso, porém pouco generoso, que chega o lançamento do DVD "Escolinha do Professor Raimundo", programa da TV Globo criado por Chico Anysio, exibido diariamente, sem interrupção, por cinco anos.
Apesar da longevidade, o DVD tem apenas episódios do ano de estréia, 1990, num disco de três horas. No único extra, está uma aula de 1991, na qual os alunos levaram os pais.
O formato da escolinha foi criado pelo humorista em 1952 para uma rádio. Na mesma década, migrou para TV e passou por algumas modificações até virar programa solo da Globo.
Inspirou outras genéricas, como a "Escolinha do Barulho", na Record, e "Escolinha do Golias", no SBT. Agora, a Band lança na segunda "Uma Escolinha Muito Louca", liderada por Sidney Magal. O programa será de segunda a sexta, às 20h15.
"O humor da "Escolinha" é popular, não tem a acidez do CQC, a proposta é outra, mas buscamos a inovação e o frescor com personagens novos", diz Elisabetta Zenatti, diretora de programação da Band.
Entre os novos alunos, estão alguns clichês de São Paulo, como o oriental da rua 25 de Março, o típico motoboy e a operadora de telemarketing. Tem também um funkeiro e uma passista mulata.
No programa original, Chico Anysio misturava jovens comediantes, como Claudia Jimenez e Sérgio Mallandro, com veteranos do humor, como Costinha (1923-1995) e Grande Otelo (1915-1993). Ficou famoso pelos bordões, como o citado acima, do ator Marcos Plonka.
No especial de 1991 no DVD, estão Renato Aragão, como pai de Baltazar da Rocha (Walter D'Ávila, 1913-1996) e Mario Lago (1911-2002), pai de Rolando Lero (Rogério Cardoso, 1937-2003). No restante do disco, são duas horas de aulas, sem nenhum intervalo, uma grudada na outra. Como diria Seu Boneco (Lug Paula): "Ei chefia, que horas é a merenda?".


ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO
Quanto: R$ 32, em média
Distribuidora: Globo Marcas
Classificação: não recomendado a menores de 10 anos


Texto Anterior: Cia. das Letras cria selo de HQ e publica quatro títulos de estréia
Próximo Texto: As melhores frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.