São Paulo, domingo, 12 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Fantasia" reúne duas versões e curta de Dalí

Filha de Walt Disney fala sobre o encontro com o artista catalão

Surrealista trabalhou em "Destino" por oito meses, ficou amigo do dono do estúdio e até passeou de trenzinho

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DE SÃO PAULO

Walt Disney não contava histórias para as filhas dormirem. Sua mulher, Lillian, se encarregava disso, enquanto ele lia novos roteiros.
Era sobre esses projetos que ele gostava de falar, enquanto estava na mesa de jantar ou levava as crianças de carro para a escola. Diane Disney Miller, hoje com 76 anos, relembra que o pai não levava desenhos para casa. "Nossa infância é bem diferente das ideias que as pessoas têm", diz à Folha.
Embora ela não tenha nenhuma ligação com os estúdios, a conversa foi motivada pelo lançamento em DVD de "Fantasia" e "Fantasia 2000", recheados de extras.
Além de entrevistas e making ofs, os discos vêm com um biscoito fino: o curta "Destino", projeto iniciado em 1946 pelo artista Salvador Dalí e finalizado apenas em 2003, por Roy E. Disney.
Diane conta que Dalí (1904-1989) e Disney (1901-1966) se conheceram numa festa e viraram bons amigos durante os oito meses em que trabalharam juntos, entre 1945 e 1946, mas "Destino" foi engavetado pelos altos custos financeiros.
"Papai estava entusiasmado. Ele gostava de trazer para a empresa pessoas como Dalí -bem, não há ninguém como Dalí-, mas gente de fora.
Eu o conheci pessoalmente. Veio passear no trenzinho do meu pai num dia de verão." Descreve que Dalí ostentava, orgulhoso, um pesado casaco preto. "Papai dirigia no quintal por túneis e pontes.
Fizeram muitas fotos. Mas foi a única vez em que o vi." "Fantasia" reúne peças sinfônicas ilustradas por cenas oníricas e virou um clássico, embora não tenha feito sucesso na estreia, em 1940.
Inclusive, algumas cenas foram suprimidas mais tarde por terem sido consideradas preconceituosas -uma centaura com traços africanos é maltratada pela patroa.
Não que isso tenha impedido o filme de ter nova versão mais tarde, com cenas antológicas com o rato que deu início ao bem-sucedido empreendimento de Disney.

FANTASIA & FANTASIA 2000
DISTRIBUIDORA Disney
QUANTO R$ 49,90 (DVDs) e R$ 99,90 (Blu-ray)
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.