São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Morre diretor, produtor e ator francês Claude Berri

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor, produtor, roteirista e ator francês Claude Berri morreu ontem, em Paris, aos 74 anos de idade, vítima de um acidente vascular cerebral, segundo informou seu agente. O cineasta, dono de uma extensa filmografia, havia sido hospitalizado no último sábado.
Berri começou sua carreira no cinema em 1953 e atuou em filmes de Claude Chabrol ("Les Bonnes Femmes" e "Os Sete Pecados Capitais") e Jean Renoir ("French Can-Can"), entre outros cineastas. Na década de 1960, passou a dirigir, sem abandonar o trabalho como ator. Berri ganhou o Oscar, em 1966, por seu primeiro curta-metragem "Le Poulet".
O cineasta ainda adaptou e dirigiu no cinema o romance em duas partes de Marcel Pagnol "Jean de Florette" e "A Vingança de Manon", que chegaram ao cinema em 1986, com Yves Montand no elenco. Berri também adaptou e dirigiu a versão cinematográfica de "Germinal", de Émile Zola.
O cineasta produziu filmes de diretores como Costa-Gravas, Eric Rohmer, Roman Polanski e Jean Jacques-Arnaud. Entre suas produções, também estão adaptações do personagem Asterix para o cinema- "Asterix e Obelix contra César" (1999) e "Asterix e Obelix: Missão Cleopatra" (2002)-, além de "Rainha Margot" (1994).
Seu último trabalho como produtor, "Bienvenue Chez les Ch'tis", dirigido por Dany Boom, obteve a maior bilheteria entre filmes nacionais na França.
Berri foi presidente da Cinemateca Francesa de setembro de 2003 a junho de 2007.


Texto Anterior: "O curioso caso" estreia na sexta
Próximo Texto: Cinema: Curta cubano disputa urso de ouro na Berlinale
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.