São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

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Última Moda

O novo faro de Ocimar

ALCINO LEITE NETO - ultima.moda@grupofolha.com.br

O estilista sai do ostracismo em que imergiu após negócios malsucedidos e lança uma linha de produtos de beleza

Há três anos, um negócio desastrado levou o estilista Ocimar Versolato -um dos principais nomes da moda brasileira- a fechar as suas lojas e a desaparecer do centro da cena fashion do país. Agora, ele está de volta. Não exatamente à moda, mas como protagonista de um ambicioso lançamento de lojas e produtos de beleza e de perfumaria com o seu nome.
O projeto foi desenvolvido com a empresa DNA Brasil, que atua com produtos de beleza no interior de São Paulo. As primeiras seis franquias abrem em março, também no interior paulista -em Bauru, Marília, Ribeirão Preto, Sorocaba, Itu e Piracicaba. Na capital, três franquias estão sendo negociadas e as lojas devem ser inauguradas no primeiro semestre.
De início, serão lançados 370 produtos, femininos e masculinos, de perfumes à maquiagens, de cremes para o corpo até aromas para a casa. Todos foram criados com a participação direta do estilista, que fez também a direção criativa das embalagens e da arquitetura das lojas Ocimar Versolato Cosmetics, além de desenhar o uniforme das vendedoras.
Ao contrário do que ocorria com as roupas criadas por Ocimar, sempre dirigidas aos mais ricos, agora o público-alvo do estilista é a classe média. "Mas não fiz nenhuma concessão. São produtos também sofisticados. É a grande escala de produção que vai permitir que tenham um preço acessível", diz.
Um dos xodós do estilista é a série de 13 perfumes -que custarão entre R$ 90 e R$ 180. Eles foram desenvolvidos por Ocimar e duas empresas estrangeiras especializadas no assunto, a Symrise e a Firmenich. Quatro fragrâncias tiveram a participação do celebrado perfumista Alberto Morillas, criador, entre outros, de Flower by Kenzo.
Não é a primeira vez que Ocimar cria perfumes. Quando foi estilista da maison Lanvin, ele esteve à frente do lançamento de Oxygen. No Brasil, assinou o perfume Glamour, da Boticário. "Sou apaixonado por perfumes. Tenho 300 frascos em casa. E também sou obcecado por cremes, que uso desde os 15 anos", conta. Para poder desenvolver os novos perfumes, ele parou de fumar, a fim de não ter seu olfato alterado pelo tabaco.
A DNA Brasil, além de comercializar as franquias, cuidará do fornecimento dos produtos às lojas. Até o momento, a empresa atuou apenas com um sistema de vendas porta-a-porta. Entre seus produtos, está a linha de perfumes Ronnie Von.
Com sede em Itapetininga (SP), a DNA tem três sócios e foi criada em 2006 por empresários ligados à construção civil que buscavam outros ramos de atuação. "A área de cosméticos nos pareceu a melhor, já que cresce de 14% a 16% ao ano no Brasil", diz o empresário Marcelo Terra, 37, um dos sócios da DNA e a pessoa que convidou Ocimar a participar do negócio. O país é hoje o segundo maior consumidor de produtos de beleza do mundo, após os EUA.
Até a ascensão de Francisco Costa como diretor de criação da Calvin Klein, Ocimar foi o brasileiro que chegou mais alto no panteão da moda internacional. Depois de trabalhar na Versace e na Hervé Leger, foi contratado como diretor de criação da Lanvin, nos anos 90. Também tinha um requisitado ateliê de alta costura em Paris.
Uma série de desarranjos financeiros, somados ao temperamento forte do estilista, levaram-no à bancarrota na França. Ele voltou ao Brasil, onde se envolveu em outro negócio malsucedido. Mas Ocimar garante que, agora, superou tudo. "Superei tanto do ponto de vista legal quanto psicológico, emocional", diz ele, que venceu na Justiça o processo que moveu contra seus últimos sócios.
A ironia de Ocimar, porém, continua a mesma -e implacável, principalmente quando o assunto é a moda brasileira. "Ela evoluiu nos últimos anos, mas os estilistas ainda continuam copiando. Eles precisam deixar de ser caipiras, achando que o melhor vem de fora. As cópias e os blogs são as duas coisas mais bregas da moda brasileira", dispara.


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