São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com a indústria da música em queda, Grammy faz 53ª edição

Festa reúne de Bob Dylan a Justin Bieber; Brasil tem duas indicações

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

Será um encontro inusitado de gerações. Hoje à noite, no mesmo palco da 53ª edição do Grammy, cantarão artistas veteranos como Mick Jagger, Barbra Streisand e Bob Dylan, além dos jovens Justin Bieber, Jaden Smith e Lady Gaga.
A festa do Grammy é a principal celebração da indústria da música americana. Não que haja algo substancial para se comemorar: as vendas de álbuns caíram 13% em 2010, enquanto as vendas digitais subiram apenas 1%.
Mas a cerimônia também serve para isso, dar um empurrão nos negócios, como aconteceu em 2008, quando o prêmio principal foi para o jazzista Herbie Hancock e seu disco "River: The Joni Letters". As vendas do álbum subiram 967% na semana seguinte à premiação.
Neste ano, os concorrentes ao Grammy de melhor disco são artistas pop que já venderam bastante e, por isso, um aumento assim seria difícil de ocorrer. Disputam Eminem ("Recovery"), Arcade Fire ("The Suburbs"), Lady Antebellum ("Need You Now"), Lady Gaga ("The Fame Monster") e Katy Perry ("Teenage Dream"). Para alguns críticos, a festa é hoje uma grande vitrine das gravadoras e menos uma celebração da música.
"Houve uma mudança fundamental em 2002, quando os organizadores deixaram de lado uma cerimônia de prêmios que parecia ter alguma integridade e diversidade e passaram a focar em outra coisa", disse por telefone o produtor Bill Bottrell. O rapper Eminem, 38, lidera as indicações, com dez. Os vencedores são definidos pelo voto de 12 mil pessoas da indústria musical.
Depois vem Bruno Mars com sete indicações, seguido de Lady Gaga, Jay-Z e Lady Antebellum, cada um disputando seis prêmios.
Entre os brasileiros, dois concorrem ao Grammy de melhor álbum de world music: Bebel Gilberto, pelo trabalho "All in One", e Sergio Mendes, por "Bom Tempo".

NA TV

53º Grammy
Cerimônia de premiação
QUANDO hoje, 23h, no TNT
CLASSIFICAÇÃO não informada


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Principais indicados ao Grammy
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.