São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

The Flash
SBT, 15h45.

(The Flash). EUA, 1990. Direção: Robert Iscove. Com John Wesley Shipp, Amanda Pays, Alex Desert. Piloto de série realizada entre 1990 e 1991, tendo como centro um policial que, vitimado por acidente de laboratório, adquire superpoderes, isto é, torna-se absolutamente veloz. De agora em diante, as gangues terão que se apressar, pois atrás delas vem The Flash.

Top Gang - Ases Muito Loucos
Globo, 16h.

(Hot Shots!). EUA, 1991, 83 min. Direção: Jim Abrahams. Com Charlie Sheen, Cary Elwes, Valeria Golino, Lloyd Bridges. O humor paródico de Abrahams aqui toma por base "Top Gun", que já não era essas coisas, e chega a resultados ainda mais pífios, por assim dizer.

Invasão de Intimidade
Bandeirantes, 22h.

(Dream Man). EUA, 1994, 94 min. Direção: Rene Bonniere. Com Patsy Kensit, Andrew McCarthy. Três policiais investigam assassinato de milionária. Filme ruim que vale, se tanto, pela presença da loirinha Patsy Kensit.

Homem sem Rumo
Bandeirantes, 1h30.

(Man without a Star). EUA, 1955, 89 min. Direção: King Vidor. Com Kirk Douglas, Jeanne Crain, Claire Trevor. Pistoleiro (Douglas) é contratado por proprietária de um rancho (Crain). Existe o tema da hesitação amorosa, por certo, mas o essencial é Douglas ser um inimigo visceral do arame farpado, instrumento limitador de sua liberdade de homem do Oeste. É ao tema do arame farpado que King Vidor dá grandeza exemplar neste que é um dos grandes faroestes da história do cinema.

Intercine
Globo, 2h25.

Vai ao ar hoje o escolhido pelos telespectadores entre dois dramas: "Madonna: Inocência Perdida" (1994, de Bradford May, com Terumi Matthews, Dean Stockwell) e "A Execução do Soldado Slovik" (1974, de Lamont Johnson, com Martin Sheen).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

Renoir sabe que o trágico é inexorável

Não é preciso ver "A Cadela" (Telecine Classic, 23h40) até o fim para intuir a tragédia. Bastam poucos minutos para saber que a aventura do homem que se apaixona por uma prostituta vai dar no que dá.
Tudo leva a isso: a profissão do homem (caixa de banco; meio caminho andado para um desfalque), sua idade (meia-idade), seu estado civil (casado). Do outro lado do balcão está Lulu, bela garota com um rufião de quem supostamente pretende libertar-se.
Jean Renoir sabe que o trágico é inexorável. Acompanhamos a trajetória do pobre Maurice Legrand sem grande esperança, mas apaixonados por ele e por Lulu. Porque a vida para Renoir é apreciável na felicidade como na desgraça. A vida é maior que nós. (INÁCIO ARAUJO)

GUERRA

"Caçando Saddam" revela pressão para que Bush ataque o ditador

O canal GNT exibe às 21h a produção inédita no Brasil "Caçando Saddam". Misto de documentário e reportagem, o programa mostra como parte do governo dos EUA tem pressionado o presidente George W. Bush na escolha do próximo alvo na "guerra contra o terror".
Depoimentos como o do membro do Departamento de Defesa norte-americano Richard Perle, ex-conselheiro de Ronald Reagan, dão voz àqueles que acreditam que, após a queda do governo taleban no Afeganistão, é necessário retirar Saddam Hussein do poder no Iraque.
A produção ainda traça, por meio de imagens de arquivo e entrevistas, perfil do ditador iraquiano, da infância à atualidade.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vão chamar o Said pra Farra do Boi!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.