São Paulo, sábado, 13 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Eliane Leme/Band
INTERAÇÃO Carlos Nascimento, âncora, e Mariana Ferrão, "editora do tempo", gravam piloto, anteontem, do novo "Jornal da Band", que estréia segunda, com comentários de Joelmir Beting

‘Dinastia’ já estréia vetada a menores de 14

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Próxima novela das oito da Globo, "Dinastia", que estréia em julho, foi classificada pelo Ministério da Justiça, nesta semana, como imprópria para menores de 14 anos (21h) por conter "conflitos psicológicos atenuados, temática com impropriedade e desvirtuamento de valores éticos".
A classificação não altera o planejamento da emissora, que já inicia as novelas das oito por volta das 21h. Mas indica uma maior precaução do Ministério da Justiça, que, pressionado, teve de reclassificar as duas últimas novelas do horário, inicialmente liberadas às 20h, para as 21h.
Curiosamente, a sinopse de "Dinastia", de Aguinaldo Silva, promete bem menos polêmicas do que as de "Mulheres Apaixonadas" e "Celebridade". É um novelão clássico, até mexicano.
A história central é a de Maria do Carmo. Abandonada pelo marido, mãe de cinco filhos (um bebê), ela deixa Pernambuco e chega ao Rio no dia em que foi decretado o AI-5 (Ato Institucional número 5), em dezembro de 1968. Na rodoviária, tem seu bebê, Isabel, seqüestrado pela vilã, Lindaura. Atordoada, é presa no meio de uma manifestação contra o AI-5.
A novela sofre um corte e retoma em 1994, no Plano Real.
Além da mau-caráter Lindaura, a novela tem um ex-bicheiro arrependido e um político demagogo e aproveitador, Naldo, filho de Do Carmo, que se elege vereador graças ao prestígio da mãe.

OUTRO CANAL

Ameaça O "Programa do Ratinho" agora tem quatro diretores. Ganhou o reforço de Neimar de Barros, ex-"Programa Silvio Santos" e "Gol Show". Tem muita gente no SBT _principalmente Carlos Massa, o Ratinho_ preocupada com a queda de audiência do programa, que, exceto às quartas, tem patinado nos 9 pontos.

Inteligência artificial 1 Está provado que a falta de neurônios em "Big Brother Brasil" é contagiosa. Anteontem, Pedro Bial e J.B. de Oliveira, o Boninho, diretor do programa, apanharam para decifrar se zero é menor do que dois.

Inteligência artificial 2 Na prova do líder da semana, ganhava quem tivesse menos votos em um escrutínio interno. Juliana, com dois, foi declarada vencedora, e Solange, com nenhum, perdedora. O programa teve que voltar no intervalo de "Um Só Coração" para admitir o erro, pedir desculpas e empossar outro líder, Solange.

Inteligência artificial 3 Mesmo que, estranhamente, fosse considerado que zero voto não valia, Juliana também não poderia ganhar. Ela teve dois votos, assim como Thiago e Rogério. No caso de empate, venceria o primeiro deles a ser votado, que foi Thiago.

Erramos O contrato de William Bonner com a Globo vence no final de abril, e não no final do ano, como esta coluna noticiou.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Rita Lee, a ovelha negra do botox!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.