São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival enfoca "a era do medo"

DA REPORTAGEM LOCAL

O filme sobre o presídio de Guantánamo "Gitmo - The New Rules of War", dos suecos Erik Gandini e Tarik Saleh, é um dos 17 títulos selecionados pelo festival de documentários É Tudo Verdade para sua principal vitrine, a competição internacional.
Mas o signo do terrorismo e seus efeitos nas sociedades contemporâneas estão longe de ser um tema isolado na programação. A seção O Estado das Coisas tematiza "A Era do Medo", com um elenco de 14 filmes.
Entre eles estão "Zarqawi - A Questão Terrorista" (França), sobre o agente da Al Qaeda Abu Musab Al-Zarqawi; "Crianças de Beslan" (EUA), sobre o ataque terrorista à escola russa; "Terror em Moscou" (ING/FRA), sobre o ato terrorista que manteve 700 reféns num teatro moscovita; "Leila Khaled, Seqüestradora" (Suécia), sobre a ativista palestina; e "Minha Vida como Terrorista" (Holanda), sobre Hans-Joachim Klein, que invadiu reunião da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em 1975. O Iraque antes e depois da queda de Saddam Hussein é abordado em "Ocupação: Terra do Sonho" (EUA) e "Na Sombra das Palmeiras" (Austrália).
Promovido pelo crítico e articulista da Folha Amir Labaki, o festival É Tudo Verdade tem realização simultânea em São Paulo (23/3 a 2/ 4) e no Rio de Janeiro (24/3 a 2/4), seguindo depois para Brasília (4/4 a 16/4) e Campinas (24/4 a 30/ 4).
Esta 11ª edição da mostra terá retrospectiva do cineasta alemão Werner Herzog e homenagem ao crítico e cineasta brasileiro Jean-Claude Bernardet. A programação completa está na página www.etudoverdade.com.br.


Texto Anterior: Longa de ficção revê episódio real do presídio
Próximo Texto: Forma&Espaço: Desenhos do invisível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.