São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
‘VÍDEO SHOW’ TEM NOVA REPÓRTER Substituta de Ellen Jabour no "Vídeo Show", Nívea Stelmann entrevista Marcello Antony, em Santos, em gravação de "Ciranda de Pedra", próxima novela das seis

Veto a herói de novela gera crise na Record

Críticas do autor Tiago Santiago à sinopse de "Vendetta", de Lauro César Muniz, candidata a substituir "Caminhos do Coração", geraram a maior crise da história da teledramaturgia da Record. O impasse poderá acarretar o cancelamento de "Vendetta" e a saída de Muniz.
Santiago, além de autor de novelas, é consultor do bispo Honorilton Gonçalves, vice-presidente artístico da Record. Em parecer, criticou o fato de o protagonista de "Vendetta" oscilar entre o herói e o bandido.
"Ele quer enquadrar meu trabalho na cartilha dele, que é a de uma teledramaturgia esquemática, simplista, de bem e mal, de heroína de ‘alma boa’, de herói imaculado. Minha dramaturgia não segue esse maniqueísmo há muito tempo. Não concordo com a cartilha dele. Se for para segui-la, não faço a novela", afirma Muniz, 69.
O parecer revoltou outros autores da Record. Marcílio Moraes, Ana Maria Moretzsohn e Christiane Friedman se solidarizaram com Muniz.
Para o autor de "O Salvador da Pátria" (Globo, 1989), Santiago, 44, "exorbitou". "Admiro suas audiências excepcionais, mas ele tem três sucessos e eu, pelo menos 17", desabafa.
Procurado, Santiago apenas confirmou que fez "considerações à sinopse" [de ‘Vendetta’] e que Muniz "não reagiu muito bem". Segundo ele, o impasse será resolvido pela cúpula da Record. A emissora não comentou o assunto.

MUDA TUDO 1 Boris Casoy não irá mais apresentar um telejornal com debates no horário do almoço, como anunciou a Band há um mês. A partir de abril, Casoy será âncora do "Jornal da Noite", no lugar de Roberto Cabrini, que se dedicará exclusivamente a um novo programa de reportagens especiais, a ocupar o horário nobre (provavelmente às terças, às 22h15).

MUDA TUDO 2 Com a entrada de Casoy, o "Jornal da Noite" passará por mudanças, privilegiando a análise dos principais fatos e a opinião do próprio âncora. O projeto de um novo telejornal vespertino foi adiado por tempo indeterminado, mas não extinto. A explicação para a saída de Cabrini do "Jornal da Noite" é a de que ele viajará muito ao exterior pelo novo programa.

RODÍZIO A edição deste ano do "Criança Esperança", projeto social da Globo, será realizada no Rio, e não em São Paulo, como nos últimos anos. A emissora quer fazer um rodízio de capitais.

OFICIAL Diretor-geral da Globo, Octavio Florisbal passará o dia de hoje em reuniões com autores e diretores. Anunciará a substituição de Mário Lúcio Vaz por Manoel Martins na direção-geral artística. Martins, por sua vez, dará lugar a Eduardo Figueira na Central Globo de Produção. Na emissora, é grande a expectativa pela adoção de um novo modelo de gestão.

BAIXA Maior responsável pelo crescimento nas receitas publicitárias da Cultura, Júlio César Ferreira deixou a emissora.


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Brasil x Espanha no Barradão!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.