São Paulo, sexta, 13 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOITE ILUSTRADA Erika Palomino
Gótica; freak, absoluta como sempre!

PRODIGY no Brasil? Isso mesmo, pode rolar, tipo em agosto, no Rio. É que o Prodigy vai conceder entrevista a jornalistas brasileiros, ao vivo, em Londres, no final de março. Por enquanto, os empresários do grupo na Inglaterra não confirmam ainda os shows no país, mas pensa bem: onde há fumaça, há fogo, claro. E aqui, então, o fumacê já grita! Para que os caras iriam receber o povo por três horas, sem maiores interesses? Agosto é mês do cachorro louco, você sabe, não é?


ENQUANTO isso, nos Estados Unidos, estréia em abril pela rede NBC o mais psicodélico e clubber programa de TV de todos os tempos, a série inglesa "Teletubbies". É um programa infantil, mas os clubbers começaram a ver de manhã, depois de chegar das festas e raves, batendo 2 milhões de espectadores no país. Tinky Winky, Po, Laa Laa e Dipsy são os exóticos protagonistas, imensos bonecos coloridos e tontos que falam errado e dançam sobre um gramado artificial. Entre os episódios mais famosos, uma imensa letra E flutuando no céu e outras alusões ao consumo de drogas alucinógenas, que os clubbers juram de pé junto que existem e que os produtores do programa também juram de pé junto que não.
AQUENDE as festas da semana. Hoje é o aniversário da top drag Veronika na boate Mad Queen. E atenção que ela vai com aquela roupa de couro tipo Alexander McQueen que parou tudo no Carnaval. Veronika é tudo mesmo. Já viu a coluna de moda dela na "OK Magazine"? Viu? Drag também tem cultura.


E drag também é cultura. A Brazilian bombshell Shana é a capa (eu disse a capa) do livro "Persona", que acaba de sair em Nova York, com perfis e fotos absurdas das mais importantes drags da cena americana (menos RuPaul). Tem Lady Bunny, Lypsincka, todas.


Já o modelo-celebridade de 97, Vinicius Gama, comemora seu aniversário na BASE na quinta-feira.


OUTRA comemoração da próxima semana são os dois anos do projeto Bag Boogie, de Edu Gantous, no Massivo, juntamente com o top designer gráfico Jorge Morabito. Outro bom motivo além de prestigiar o Edu é a despedida de Mario Mendes, que vai de volta para Londres, belíssimo, porque não é obrigado. E ele merece um daqueles clássicos: tá, meu bem!


ENQUANTO isso, em semana de sexta-feira 13, o promoter Nenê, da Lôca, aproveita a boa fase e faz hoje a festa Nenê Prepara Novas Maldades. Terça, toca no Glitter com o DJ Zozó, na noite de Marcão Morcerf, batizada oportunamente de Deu a Lôca no Glitter. E faltou dizer que Zozó foi o DJ que conseguiu emplacar Marilyn Manson nas pistas, de uma maneira que parece até Prodigy.


E não esquece: hoje tem a segunda edição de "Amp", o programa dedicado à música eletrônica da MTV, às 23h. É muito legal. E sabe o que é mais legal? Os clipes são mixados, na imagem mesmo. Grave e depois passe nos chill-outs pros chegados.


E na próxima quinta-feira, dia 19, Mauro Borges recebe para a festa de lançamento do CD da Madonna, "Ray of Light", em seu novo espaço, Disco Dance, agora na rua Bela Cintra, 1.900, e não mais na galeria da rua Augusta. Johnny Luxo é o door.


ANDREA Gram recebe Lika Marques para tocar em sua noite, Teknoglitter, hoje. Este mês, só meninas entram no som do bar.

ENQUANTO isso, começa a ser exibido o novo clipe da Madonna para "Frozen", de que você vê as imagens aqui. O clima é meio gótico, meio tenso, mas belíssimo. Ela começa flutuando num deserto árido, numa imagem que se estilhaça e se transforma em um bando de corvos voando. Depois, sua capa/vestido se transforma num assustador doberman, nesse ambiente exótico onde ela também se rematerializa e se transforma em três, numa coreografia de ioga. É maravilhoso; tudo na vida de um clubber. Madonna, como Michael Jackson, é das poucas artistas que fazem prestar atenção em seus novos clipes até mesmo quem não se interessa pela indústria da MTV ou por sua música.

E como tudo o que Madonna toca ou cita vira ouro, prepare-se para correr atrás do grupo Air, nova sensação da produção francesa que a mídia internacional também está adorando. Mistura música eletrônica moderníssima com elementos do easy listening, meio meigos, bittersweet. Lembra um pouco Saint Etienne, até.

E prepare-se também para a próxima participação da fofa no cinema, o filme "Chicago", a versão para o musical do eterno mestre Bob Fosse (o mesmo de "Cabaret").


NÃO tem mais isqueiro laser certo. Os clubbers mais animados agora acendem isqueiros na pista, tipo estrobo. Já viu?


AS mais divertidas cores de cabelo da cidade saem do cabeleireiro Mundorama, ali na galeria Ouro Fino (Augusta, 2.690, tel. 280-6368). As paredes são de vidro e todo mundo vê você sentado na cadeira, mas não tem outro jeito e ao menos seus colegas são ilustres e/ou modernos. Recém-inaugurada na galeria é a casa de lanches Chill-Out, com sanduíches com o nome de DJs e promoters.


E por falar em galeria, está um drama a falsificação de marcas clubbers. Neste momento, os mais copiados da cidade, liderados por Heitor Werneck, da Escola de Divinos, estudam medidas legais contra a cópia. Um procedimento que antes atingia só a grandes marcas como Zoomp, Forum e Ellus, chega agora a nomes como Mulher do Padre, Hell"s e Slam.


SABE quem está de volta? O Vip que paga! Isso mesmo. A pessoa recebe convite Vip em casa e chega na hora tem que pagar R$ 20 no clube. Muito feio. Uó mesmo.

EM compensação, diz que super rolou a rave de sábado passado, uma legítima festa do sítio onde todo mundo caiu na piscina e ficou até a tarde de domingo.


A sempre inquieta Ida Feldman tem um novo projeto na Internet, o Onde Andará?. Ela pergunta a cada vez sobre personagens da mídia ou objetos, englobando de Martha Rocha aos aspiradores de pó dos anos 50. Você responde e sua respostas aparece! Confira: http://www2.uol.com.br:800/ mixbrasil/frames/andara/htm.

TODO mundo pensou que fosse ficar só no Carnaval. Mas não. São Paulo vive momento de legítima nostalgia de lança-perfume, com vidros e vidros aparecendo em pistas de dança e clubes da cidade.


SHOW! Show! Já viu alguém falando assim? É o adjetivo do momento para alguns, substituindo aquele dzármico "É dez!".


Na madrugada de hoje, Renato Lopes e George Act tocam no after-hours da B.A.S.E, que semana passada estava sem ar-condicionado e deixou todo mundo escorregando na pista.



VOCÊ sabia que o DJ Spooky vai tocar em São Paulo? Vai ser no Heineken Concerts, dia 2 de abril, no Palace. Paul D. Miller (seu nome na vida real) chega direto de Zurique, onde se apresenta numa festa para 750 mil pessoas. Já avisou que está bem disposto e quer conhecer todo mundo, sair e também ficar tocando no Palace, depois do show. Intelectualizado, Spooky é um legítimo B-boy de 28 anos que cita Platão, Susan Sontag e Deleuze. Tem o melhor cabelo da temporada (uns dreads meio descoloridos) e é o único DJ a ter no currículo uma instalação no Whitney Museum, de Nova York. Participou do disco do mezzo-brasileiro mezzo-americano Arto Lindsay e da sofisticada trilha do filme "Spawn". Para não perder.


As bolachas de todo o mundo cultuam a série "Xena", isso você já sabe. Agora acaba de sair nos Estados Unidos um guia sobre tudo o que você precisa saber para entender e acompanhar o babado, do autor Robert Weisbrot. Encomende e acredite no hype.

OBRIGATÓRIO para todo mundo que se interessa por cultura club é a nova edição especial da revista "Muzik", sobre os dez anos da acid house (88-98). Se jogue.
QUEM acompanhou nesta coluna o episódio do McDonald's da Farme, durante o Carnaval, vai ficar passado com esta história aqui. Um leitor relatou que coisa semelhante aconteceu com ele, algumas horas depois da passagem da Banda de Ipanema, quase 1h da manhã. Quatro marginais homofóbicos baixaram a porrada, depois que todas as outras bichas de perto fugiram, resultando em uma perna engessada e os ligamentos do joelho detonados. O Rio não é mais o mesmo, parece.

FALTOU dizer que CJ Mackintosh passou bem no Florestta, na última quinta. Acostumado ao perfil do público da casa, o CJ entrou tocando vocais, mas sentiu a retração (SP não é mesmo cidade para vocais) e avançou numa house animada, com boas mixagens e tessituras, apesar de não mostrar propriamente músicas muito novas. Entupida, a pista reagiu bem, numa boa noite, cercada de um bom equipamento de som e luz. Bacana.

E faltou dizer também que o clipe de Madonna é dirigido por Cris Cunningham e tem estréia na MTV ao meio-dia, hoje, e depois passa nas horas pares.

E-mail: palomino@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.