São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO
Ingleses vêem objetos de "Guerra nas Estrelas"
Criações de Lucas viram obras de arte

Reprodução
George Lucas com maquetes e bonecos de "Guerra nas Estrelas"


especial para a Folha, em Londres

George Lucas abriu os portões intergalácticos de sua fazenda secreta, escondida em algum lugar da Califórnia, e deixou o elenco virtual da série "Guerra nas Estrelas" sair.
Primeiro a "Força" vai à Inglaterra: os monstros, robôs, desenhos, trajes, modelos e máscaras -até então nunca vistos de perto pelo público- serão exibidos na Barbican Art Gallery, em Londres, a partir de hoje, e no Museu de Fotografia, Filme e Televisão, em Bradford, a partir de outubro. Depois disso, Darth Vader e cia. saem em turnê pela Europa.
A exposição mostra em detalhes como "Guerra nas Estrelas" foi feito. Os modelos incluem a Star Destroyer, máquina que cruza a tela na abertura do filme original, de 1977, a mão de Luke Skywalker, que é cortada por Darth Vader em "O Império Contra-Ataca", e até um protótipo de Jar Jar Binks, que só aparece no último filme como uma imagem gerada por computador.
A Barbican e a Lucas" Film vinham trabalhando nessa idéia há dois anos. "O nosso diretor foi convidado para visitar a fazenda e ficou impressionado com os detalhes e a perfeição dos modelos", conta Lisa Collins, assessora da Barbican Art Gallery.
"Mas muita gente negaria o direito de esses trabalhos estarem numa galeria. Isso acabou dando mais força para montarmos a exposição, porque essas peças questionariam o conceito de arte", afirma Collins.
Apesar de alguns modelos serem feitos com peças de kit de modelagem, o trabalho está sendo tratado como obra de arte.
Os mais de 200 itens que serão exibidos estavam dispostos na fazenda de 2.400 hectares de George Lucas como peças de museu e foram trazidos para a Inglaterra em pacotes grandes o suficiente para acomodar múmias egípcias.
Já os seguros dos objetos atingiram valores normalmente utilizados para transportar quadros de Pablo Picasso. (IARA CREPALDI)

Exposição: Guerra nas Estrelas Quando: de hoje a 3 de setembro Onde: Barbican Art Gallery, em Londres (Inglaterra)
Quanto: de 6,50 a 10 libras


Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Cavalheiros
Próximo Texto: Artes Plásticas: Começa mostra do 1º Prêmio Arthur Bispo do Rosário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.