São Paulo, sexta-feira, 13 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

THIAGO NEY

Rockmática

Criativa e desconcertante, a música "Atlas" agrupa várias referências e é ao mesmo tempo pop e experimental

COMEÇA COM uma bateria glam rock, que lembra Gary Glitter. Entra um riff de guitarra, acompanhado por barulhos estranhos, como grunhidos. Depois, um vocal distorcido, cantado como se fosse um mantra. O ritmo muda constantemente, num vaivém alucinante, mas sem nunca sair de seu eixo. Assim é "Atlas", a música mais criativa e desconcertante do rock atual.
"Atlas" tem guitarra pesada que lembra Queens of the Stone Age; guitarras minimalistas; batidas sincopadas de alma disco; muitos efeitos eletrônicos. Tudo ao mesmo tempo e tudo colocado como uma massa homogênea que, lá pelas tantas, é ordenada em um crescendo que faz qualquer um sair do chão.
É impressionante a quantidade de referências despejadas em pouco mais de quatro minutos. O clima é eufórico, esquizofrênico. Consegue ser pop e experimental na mesma medida -sonho de qualquer artista.
A música do ano, lançada em single na Europa no mês passado, é obra do quarteto norte-americano Battles. "Atlas" é a principal canção do primeiro disco da banda, "Mirrored", que sai em junho por meio do prestigioso selo inglês Warp (de Aphex Twin, !!! e Prefuse 73).
Após "Atlas", o Battles, nome antes desconhecido no cenário roqueiro, vem ganhando espaço tanto em jornais impressos ("Guardian", "New York Times") como nos sempre velozes blogs de MP3.
A banda é um dos principais expoentes do que ficou conhecido como "math rock", ou, aportuguesando, rock matemático. Ganhou esse nome porque, diferentemente do rock clássico, sua estrutura é dissonante, de métrica rítmica complexa.
O grupo é formado pelo baterista John Stanier (que já tocou no Helmet e no Tomahawk), pelos guitarristas Ian Williams (ex-Don Caballero) e Dave Konopka, além do multiinstrumentista e vocalista Tyondai Braxton, que é filho do compositor jazzista Anthony Braxton.
Dificilmente o disco "Mirrored" sairá no Brasil. Dá para ouvir "Atlas" e outras canções do grupo no www.myspace.com/battlestheband.
Além disso, no YouTube, há o vídeo futurista da música, em que eles flutuam no espaço dentro de uma caixa de vidro, além de uma ótima versão ao vivo, apresentada em Chicago.


thiago@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Anota aí
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.