São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filmagens aéreas desvendam impacto humano sobre planeta

Programa "Earth from Above" tem estreia hoje no Globosat HD

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE CIÊNCIA

Na semana em que o primeiro voo espacial tripulado completa 50 anos, a série de documentários "Earth from Above" tenta provar que esse olhar sobre o planeta a partir do alto não perdeu a força.
Surpreendentemente, até que a série se sai bem nesse quesito. Em vez de usar as imagens de satélite que viraram ícones das missões espaciais pioneiras dos anos 1960, o fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand emprega uma combinação de filmagens aéreas (grande parte delas a bordo de balões) para revelar os grandes padrões que o olho, no nível do chão, não seria capaz de enxergar.
Como o tema de Arthus-Bertrand é o impacto humano sobre o ambiente global, é inevitável que alguns clichês apareçam (meu Deus, de novo a migração gigantesca dos gnus na África?).
Mas ele acerta em cheio ao mostrar o desperdício bizarro de água nos campos de golfe de Las Vegas ou, para falar de outro deserto, a floresta que os técnicos israelenses plantaram nas areias. Poucas coisas são testemunhos mais eloquentes da força planetária da nossa espécie.

NA TV

Earth from Above
Estreia da série
QUANDO hoje, 20h30, Globosat HD
CLASSIFICAÇÃO não informada


Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: SBT lança nova linha de shows
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.