São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Igreja Católica se degrada a si mesma", afirma

DO ENVIADO A CANNES

Após a exibição de "La Mala Educación" para a imprensa, na manhã de ontem, e antes da sessão que marcaria a abertura oficial do festival, às 19h30 (13h30 de Brasília), Pedro Almodóvar falou com jornalistas sobre a Igreja Católica, o filme noir e seu próximo projeto. Ainda em pré-produção, é uma ficção futurista batizada provisoriamente de "Tarântula", que pode marcar a volta da colaboração com Antonio Banderas. (SD)
 

AUTOBIOGRÁFICO - "Meus filmes são pessoais, mas nem sempre de forma direta. A princípio vivi os dois períodos mostrados em "Educación", ou seja, estudei numa escola católica nos anos 60 e participei do começo da "movida" nos anos 80, mas o filme não tem histórias pessoais. Pessoal é a maneira como é feito."

ANTIIGREJA - "Não acho que o filme seja anticlerical. Nem precisa. A Igreja Católica se degrada a si mesma a cada vez que se manifesta nos jornais. Na Espanha, seu pior inimigo é ela mesma. O filme mostra mais minha fascinação pela liturgia católica. Desde criança, não acreditava em Deus, mas acreditava nas cerimônias. Por isso a uso de maneira mais decorativa, não a igreja em si, mas as imagens de virgens e santos. Aliás, a maneira como a Espanha vive a igreja hoje é idólatra, e gosto disso. É um país católico que vive uma relação profana."

NOIR - "Sou um grande admirador do gênero. Já abordei o tema em dois filmes, mas este é o que faço com resultado mais complexo e profundo. O filme noir consegue o milagre de traduzir em espetáculo os piores aspectos da natureza humana. E eu gosto do pior."

PRÓXIMO PROJETO - "Quanto mais demoro para adaptar um texto, mais diferente ele fica. Mudam as cidades, os personagens. É o caso de "Tarântula", que começou como a história de uma senhora de 80 anos e agora fala sobre uma garota de 23 que quer ir para uma cidade grande e ser famosa."


Texto Anterior: Mondo Cannes
Próximo Texto: Televisão: "Da Cor do Pecado" ainda peca com negros, diz cineasta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.