São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Lalo de Almeida/Folha Imagem
Sturm, que se reuniu com o ministro José Dirceu

PRODUÇÃO BRASILEIRA

Cinema nacional ladeira abaixo

Cineastas, produtores e distribuidores reuniram-se "secretamente" anteontem no Rio com o ministro José Dirceu (Casa Civil) para criticar o governo e a distribuição de verbas das estatais para o cinema. O cineasta André Sturm, do Sindicato da Indústria Cinematográfica - SP e dono do HSBC/ Belas Artes, estava lá:

Folha - Por que essa reunião com José Dirceu e não com Gilberto Gil?
André Sturm-
O José Dirceu é o presidente do Conselho Superior do Cinema. Fomos dizer que é necessário tratar de ações pró-ativas para o cinema e que para isso talvez a participação ativa dele seja importante. A situação do cinema nacional é preocupante.

Folha - Por quê?
Sturm -
Em 2003 a gente teve 22% de mercado. No ano passado, 15%. Neste ano, a previsão é ter por volta de 10%. Os filmes lançados não estão tendo bom desempenho. E não há filmes previstos que pareçam promissores. Tem havido um certo distributivismo nas verbas das estatais que têm privilegiado fatores regionais e culturais e menos industriais. É importante termos filmes com uma perspectiva concreta de mercado, como "Carandiru" e "Lisbela".

Folha - Tem alguma produção promissora sem dinheiro?
Sturm -
"Irma Vap", da Carla Camurati, está parado.

Folha - O que Dirceu disse?
Sturm -
Que ia falar com Gil e com o presidente a respeito.


NO PAPEL
O "pirocão", como foi apelidada a torre de 120 m que Julio Neves, do MASP, planeja construir ao lado do museu, dificilmente vai sair do papel. O projeto, que já não conta com a simpatia da equipe do prefeito José Serra, foi indeferido no Conpresp, o conselho de preservação do patrimônio. Ele não seria "benéfico para a paisagem urbana da cidade". O "pirocão" era vermelho, cilíndrico e com uma ponta transparente que funcionaria como mirante, de onde se poderia até ver o mar. Mesmo as mudanças previstas, para que ela seja metálica e retangular, não estão sendo vistas com bons olhos no Conpresp.

SEM PAPEL
Rodrigo Paiva, namorado de Maitê Proença, ex-melhor amigo do craque Ronaldo e defenestrado do círculo do jogador por Daniela Cicarelli, é só felicidade. Quando alguém diz que ele foi "vidente" ao prever que o relacionamento dos dois duraria pouco, Paiva responde: "Eu e 180 milhões de brasileiros".

RÁDIO PEÃO
Não convidem a turma de Gilberto Gil, ministro da Cultura, para uma festa onde esteja Antonio Grassi, presidente da Funarte -e subordinado de Gil no governo. É que comentários nada agradáveis de Grassi a respeito de Gil -como por exemplo o de que ele "não tem pulso" -chegaram aos ouvidos da equipe do ministro.

ADEUS BARRACO
A cantora neomagra Tati Quebra Barraco está fechando um contrato gordo para ser funqueira-propaganda de uma empresa de telefonia.

POPSTAR
Tumulto em uma palestra do empresário Roberto Justus no Mackenzie, na última segunda-feira. Visto por cerca de 2.000 estudantes, ele saiu do auditório bombardeado por currículos e cartas com pedido de emprego. Seus quatro seguranças particulares não deram conta de abrir caminho para que ele saísse. A universidade teve que providenciar reforço.

ESPELHO, ESPELHO MEU
Uma equipe de produtores franceses e canadenses baixou nos estúdios do Projac, da TV Globo, nesta semana. Gravaram imagens para dois documentários sobre a beleza feminina. A atriz Alinne Moraes e os diretores Denis Carvalho e Tereza Lampréia foram entrevistados.

CHECK IN
O estado de Goiás também será representado por artistas plásticos no Ano Brasil na França. Siron Franco encabeça a delegação. Ele levará sete pinturas enroladas em arame farpado, que medem 1,90 m por 1,80 m e compõem a série "Embalagens". "O arame cria uma tensão na obra, uma impossibilidade, uma "opticalidade'", diz ele. Também irão Antônio Poteiro, o designer Mauricio Azeredo e o fotógrafo Rui Fachini.

É PIQUE! É PIQUE!
Lucas Jagger, filho de Mick Jagger e Luciana Gimenez, completa seis anos no dia 18 de maio. Ganhará um festão em um bufê infantil de São Paulo, que terá como tema o desenho "Pokémon".


@ - bergamo@folhasp.com.br
COM JOÃO LUIZ VIEIRA E DANIEL BERGAMASCO


CURTO-CIRCUITO

O grupo Inimigos do Rei apresenta sucessos da década de 80, na noite de hoje, no Na Mata Café.
A senadora tucana Lúcia Vânia (GO) oferece almoço para Lily Marinho, que lança livro hoje em Goiânia.
Estréia hoje o espetáculo "A Entrevista", com Lígia Cortez e Marcelo Lazzarotto, no teatro Renaissance.
É hoje a abertura da mostra "Cores do Norte", com fotografias de Marcelo Reis, no Conjunto Cultural da Caixa.
A companhia Moviecom inaugura hoje cinco novas salas de cinema no shopping Boavista.


Texto Anterior: Crítica: Roteiro engenhoso não livra filme das regras da indústria do cinema
Próximo Texto: Popload: Olhando para a frente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.