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61º Festival de Cannes
Mitos do esporte e do cinema se destacam nos documentários
Com início amanhã, principal festival de cinema do mundo exibe produções
sobre Tyson e Maradona, além de homenagens a David Lean e Manoel de Oliveira
Filme sobre o episódio que obrigou o diretor Roman Polanski a fugir dos EUA é outro destaque do
festival de cinema francês
AMIR LABAKI
ARTICULISTA DA FOLHA
Apenas um documentário
concorre à Palma de Ouro do
61º Festival de Cinema de Cannes, que começa amanhã com
"Ensaio sobre a Cegueira", de
Fernando Meirelles. E é um
"animadoc", ou um documentário de animação, à moda do
concorrente não-ficcional do
ano passado, "Persépolis", de
Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. "Waltz with Bashir"
(valsa com Bashir), de Ari Folman, trata da invasão israelense ao Líbano em 1982.
O trágico cenário de outro
conflito israelense-libanês, o
de 2006, está num dos concorrentes do ciclo paralelo Um
Certo Olhar. Em "Je Veux
Voir" (eu quero ver), do casal de
realizadores libaneses Khalil
Joreige e Joana Hadjithomas,
acompanhamos uma visita de
Catherine Deneuve à Beirute
novamente semidestruída.
As tensões no mundo árabe
pautam ainda o francês "C'est
dur d'être Aimé par des Cons"
(é duro ser querido por idiotas),
do estreante Daniel Leconte,
selecionado entre as projeções
especiais fora de concurso. Leconte faz um balanço da polêmica provocada na França pela
publicação de caricaturas de
Maomé -uma blasfêmia para
os muçulmanos- pelo semanário satírico "Charlie Hebdo".
Dois mitos do esporte do final do século 20 ganham retratos por cineastas tarimbados.
Concorrendo na mostra Um
Certo Olhar, o diretor americano James Toback reconstitui a
ascensão e queda do último demolidor dos pesos-pesados em
"Tyson". Fora de competição,
finalmente estréia "Maradona
por Kusturica". Projeto do bósnio Emir Kusturica (já ganhador de duas Palmas de Ouro)
que vem desde 2004, é um
grande panorama da vida do jogador argentino.
Polanski
Como se tornou tradição nos
cinco anos de curadoria renovadora de Thierry Frémaux, o
próprio cinema é tema de vários títulos não-ficcionais. Lançado com sucesso no último
Festival de Sundance, o "hors
concours" "Roman Polanski:
Wanted and Desired" (Roman
Polanski, procurado e desejado), de Marina Zenovich, enfoca o processo por sedução de
menor que em 1977 levou o diretor polonês a fugir dos EUA.
Dentro do ciclo Cannes Classics, a mostra Documentários
sobre Cinema apresenta três
produções inéditas. O crítico
americano Richard Schickel
lança sua homenagem aos 85
anos da Warner em "You Must
Remember This", título que remete à canção-tema de um dos
maiores clássicos do estúdio
hollywoodiano, "Casablanca".
A amizade de dois diretores
de fotografia de origem húngara que marcaram a Hollywood
dos anos 70 é lembrada em "No
Subtitles Necessary: Laszlo &
Vilmos" (nenhuma legenda necessária: Laszlo Kovacs & Vilmos Szigmond), de James
Chressanthis. A telessérie sobre bastidores das filmagens
"Cinema, Cinemas", realizada
em 1982 por Claude Ventura,
terá dois episódios exibidos.
Cem anos de Oliveira
Na próxima segunda-feira, o
Palais de Cinéma homenageará
o centésimo aniversário do diretor português Manoel de Oliveira com uma projeção especial de seu documentário curto
de estréia, "Douro, Faina Fluvial", de 1931.
Outro centenário, o do cineasta britânico David Lean
(1908-1991), será lembrado pela exibição de filmes menos conhecidos, "This Happy Breed"
(1941) e "A História de uma
Mulher" (1949) e pelo documentário inédito "Era uma Vez
à Lawrence da Arábia", de Anne Kunvari.
No ciclo dedicado a títulos
selecionados para o festival interrompido pelos eventos de
1968, Claude Lelouch apresenta o documentário que co-dirigiu com François Reichenbach
sobre os Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Grenoble,
"13 Jours en France". Entre os
nove títulos que voltam à circulação em cópias novas e restauradas dentro da mostra Cannes
Classics, Bruce Weber comemora na Croisette os 20 anos
de seu retrato definitivo de
Chet Baker, "Let's Get Lost".
Por fim, o cineasta britânico
Terence Davies -afastado há
oito anos das telas, desde a recepção fria a "A Essência da Palavra"- volta a Cannes, em sessão especial, com seu primeiro
documentário, "Of Time and
City", sobre a cidade em que
nasceu, Liverpool.
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