São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2008

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61º Festival de Cannes

Mitos do esporte e do cinema se destacam nos documentários

Com início amanhã, principal festival de cinema do mundo exibe produções sobre Tyson e Maradona, além de homenagens a David Lean e Manoel de Oliveira

Filme sobre o episódio que obrigou o diretor Roman Polanski a fugir dos EUA é outro destaque do festival de cinema francês

AMIR LABAKI
ARTICULISTA DA FOLHA

Apenas um documentário concorre à Palma de Ouro do 61º Festival de Cinema de Cannes, que começa amanhã com "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles. E é um "animadoc", ou um documentário de animação, à moda do concorrente não-ficcional do ano passado, "Persépolis", de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. "Waltz with Bashir" (valsa com Bashir), de Ari Folman, trata da invasão israelense ao Líbano em 1982.
O trágico cenário de outro conflito israelense-libanês, o de 2006, está num dos concorrentes do ciclo paralelo Um Certo Olhar. Em "Je Veux Voir" (eu quero ver), do casal de realizadores libaneses Khalil Joreige e Joana Hadjithomas, acompanhamos uma visita de Catherine Deneuve à Beirute novamente semidestruída.
As tensões no mundo árabe pautam ainda o francês "C'est dur d'être Aimé par des Cons" (é duro ser querido por idiotas), do estreante Daniel Leconte, selecionado entre as projeções especiais fora de concurso. Leconte faz um balanço da polêmica provocada na França pela publicação de caricaturas de Maomé -uma blasfêmia para os muçulmanos- pelo semanário satírico "Charlie Hebdo".
Dois mitos do esporte do final do século 20 ganham retratos por cineastas tarimbados. Concorrendo na mostra Um Certo Olhar, o diretor americano James Toback reconstitui a ascensão e queda do último demolidor dos pesos-pesados em "Tyson". Fora de competição, finalmente estréia "Maradona por Kusturica". Projeto do bósnio Emir Kusturica (já ganhador de duas Palmas de Ouro) que vem desde 2004, é um grande panorama da vida do jogador argentino.

Polanski
Como se tornou tradição nos cinco anos de curadoria renovadora de Thierry Frémaux, o próprio cinema é tema de vários títulos não-ficcionais. Lançado com sucesso no último Festival de Sundance, o "hors concours" "Roman Polanski: Wanted and Desired" (Roman Polanski, procurado e desejado), de Marina Zenovich, enfoca o processo por sedução de menor que em 1977 levou o diretor polonês a fugir dos EUA.
Dentro do ciclo Cannes Classics, a mostra Documentários sobre Cinema apresenta três produções inéditas. O crítico americano Richard Schickel lança sua homenagem aos 85 anos da Warner em "You Must Remember This", título que remete à canção-tema de um dos maiores clássicos do estúdio hollywoodiano, "Casablanca".
A amizade de dois diretores de fotografia de origem húngara que marcaram a Hollywood dos anos 70 é lembrada em "No Subtitles Necessary: Laszlo & Vilmos" (nenhuma legenda necessária: Laszlo Kovacs & Vilmos Szigmond), de James Chressanthis. A telessérie sobre bastidores das filmagens "Cinema, Cinemas", realizada em 1982 por Claude Ventura, terá dois episódios exibidos.

Cem anos de Oliveira
Na próxima segunda-feira, o Palais de Cinéma homenageará o centésimo aniversário do diretor português Manoel de Oliveira com uma projeção especial de seu documentário curto de estréia, "Douro, Faina Fluvial", de 1931.
Outro centenário, o do cineasta britânico David Lean (1908-1991), será lembrado pela exibição de filmes menos conhecidos, "This Happy Breed" (1941) e "A História de uma Mulher" (1949) e pelo documentário inédito "Era uma Vez à Lawrence da Arábia", de Anne Kunvari.
No ciclo dedicado a títulos selecionados para o festival interrompido pelos eventos de 1968, Claude Lelouch apresenta o documentário que co-dirigiu com François Reichenbach sobre os Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Grenoble, "13 Jours en France". Entre os nove títulos que voltam à circulação em cópias novas e restauradas dentro da mostra Cannes Classics, Bruce Weber comemora na Croisette os 20 anos de seu retrato definitivo de Chet Baker, "Let's Get Lost".
Por fim, o cineasta britânico Terence Davies -afastado há oito anos das telas, desde a recepção fria a "A Essência da Palavra"- volta a Cannes, em sessão especial, com seu primeiro documentário, "Of Time and City", sobre a cidade em que nasceu, Liverpool.


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