UOL


São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Impasse entre Gilberto Gil e Furlan leva Dirceu a Lula

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Terminou sem solução anteontem a reunião dos ministros Gilberto Gil (Cultura) e Luiz Fernando Furlan (Indústria e Comércio) com o chefe da Casa Civil, José Dirceu, para definir o futuro da Agência Nacional de Cinema.
A Ancine está provisoriamente sob a tutela da Casa Civil, que chegou a estudar o seu fim. O governo FHC, que criou a agência por medida provisória (2.228), previu que ela deveria pertencer à Indústria e Comércio. Mas Gil quer a Ancine no Ministério da Cultura.
Quem esperava de Furlan um relatório apenas protocolar das razões que justificariam ter em sua pasta a agência reguladora do cinema enxergou no ministro certa ênfase.
Dirceu encerrou o encontro avisando que deixaria a decisão nas mãos de Lula.
A principal divisa de Gil no MinC é chamar para si as responsabilidades que influenciam a economia da cultura. O ministro e sua equipe avaliam que a concentração dessas decisões nas pastas econômicas relega o Ministério da Cultura a um caráter alegórico.
O curioso é que, se Gil vencer a batalha pela Ancine, logo começará outra -para convencer os atores da indústria cinematográfica brasileira de que os recentes blockbusters nacionais não significam o seu fortalecimento. O MinC quer ver essa indústria pulverizada em mais e menores (R$) filmes.

INFIELMENTE TEUS 1
Cineastas e produtores que eram favoráveis à ida da Agência Nacional de Cinema para o Ministério da Cultura (Gilberto Gil) trocaram de lado na semana passada e passaram a pressionar o governo para que deixasse a Ancine sob o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Luiz Furlan).

INFIELMENTE TEUS 2
O pessoal que havia fechado com Gil se sentiu traído com a notícia de que a Casa Civil estudava extinguir a agência. Achou que o ministro poderia ter conhecimento prévio do plano, já que o MinC está em processo de reestruturação, tem em vista criar um instituto de cinema e há duas semanas foi autorizado a aumentar de quatro para seis o número de suas secretarias.

VIVER...
Gil está lutando pela Ancine com afinco, mas sem alarde. Ficou restrito ao circuito ministerial um documento em que o MinC expõe para a Casa Civil uma série de razões para ter a Ancine de pé e debaixo de seu organograma.

...PARA RECORDAR
No mês passado, o ministro trombou de frente com uma estrela do núcleo duro do PT -Luiz Gushiken, ministro da Secretaria de Comunicação, no caso do "dirigismo cultural".

INCÓGNITA
Mais do que o destino ministerial da Ancine, interessa saber qual será o seu orçamento e seus reais poderes de regulação do mercado. Está em estudo pelo MinC proposta de reforma da medida provisória que criou a agência.

8 OU 80
"Carandiru", "Deus É Brasileiro" e "Xuxa e os Duendes 2" têm 7,3 milhões de espectadores em 2003. "Separações", "Cristina Quer Casar", "Banda de Ipanema", "Durval Discos", "Dois Perdidos numa Noite Suja", "Nelson Freire" e "Desmundo" somam 330 mil.


Texto Anterior: O EP Espelho de Carne
Próximo Texto: DVD/lançamentos: O Pai da Noiva
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.