UOL


São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Localização de obras traz à luz tesouro artístico de Turner

IAN BURRELL
DO "INDEPENDENT"

A localização de 500 obras perdidas de J.M.W. Turner já é vista como uma das principais descobertas das últimas décadas no mundo das artes britânicas. Algumas das pinturas nunca foram vistas em público; outras não foram exibidas desde a morte do pintor, possivelmente o mais importante da Inglaterra.
A inestimável descoberta surgiu como resultado de uma cooperação sem precedentes entre colecionadores privados, pequenas galerias e a Tate Gallery, responsável pela condução do trabalho, que durou 14 meses e cujo resultado foi divulgado anteontem. "Demorou um ano para que localizássemos as 500 obras perdidas. A Tate teve de começar do zero. Eles não tinham qualquer pista sobre a localização dos quadros", disse um porta-voz da galeria londrina.
As obras redescobertas formam parte de uma coleção mais ampla, com mais de 2.000 pinturas dispersas localizadas durante o projeto Turner Worldwide. A localização levará ao domínio público juntas, pela primeira vez, cerca de 200 pinturas a óleo, por volta de 1.800 aquarelas e 200 desenhos a lápis, muitos dos quais estavam guardados, esquecidos ou identificados incorretamente em pequenas galerias de todo o mundo.
A busca começou com um site na internet que fazia um apelo aos proprietários particulares, curadores e marchands para que se apresentassem e ajudassem a localizar as centenas de obras perdidas. E o pedido atraiu resposta inesperadamente vigorosa.
Aquarelas de Turner foram vendidas por até 2 milhões de libras em leilões recentes, enquanto os quadros a óleo do artista são ainda mais valiosos, cotados entre 5 milhões e 10 milhões de libras no caso das obras mais conhecidas.
Os especialistas da Tate fotografaram todas as novas descobertas e colocaram as fotos na internet, criando a maior e mais importante galeria online para o trabalho de qualquer artista. O projeto continua tentando localizar 400 quadros que, sabe-se, o artista teria pintado. Os detalhes serão postados mais uma vez no site da Tate (www.tate.org.uk), na esperança de que os atuais proprietários dessas obras se apresentem.
Entre os Turners que foram localizados está "O Castelo de Harlech", uma aquarela pintada na década de 1830. John Ruskin, um historiador da arte britânica que promovia a carreira de Turner, adquiriu o quadro por 63 libras em 1840, e a peça provavelmente vale milhares de libras. A aquarela foi vendida em 1882, e não se sabia de seu paradeiro até que foi localizada pelo Turner Worldwide com um colecionador dos EUA.
A galeria online de Turner, estabelecida com o auxílio da BT e do fundo de novas oportunidades da National Lottery, também inclui imagens de alta resolução das 30 mil obras legadas à Tate Gallery pelo espólio do artista, e funciona como o catálogo definitivo da pintura de Turner.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Música: Preconceito é alvo do rock do Molotov
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.