São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciclo revê os vários ângulos de Person

Divulgação
O ator Walmor Chagas em cena de "São Paulo S/A"; principal título de Luiz Sérgio Person integra a retrospectiva na cidade


Sala Cinemateca exibe seus principais filmes, trabalhos de escola e comerciais

"São Paulo S/A" (1965), clássico do diretor, sai em novembro em DVD; extras trarão entrevistas e publicidade que dirigiu


DA REPORTAGEM LOCAL

Diretor tanto de filmes publicitários como de longas autorais, professor de cinema e pensador com vocação polemista, Luiz Sérgio Person (1936-76) abandonou precocemente a cena cultural brasileira, vítima fatal de um acidente de carro.
A mostra da obra de Person que a Sala Cinemateca abriga, a partir de amanhã até sábado, tem o mérito de percorrer as diversas fases e facetas de sua trajetória profissional, não se atendo só aos títulos incontornáveis numa retrospectiva do diretor, como "São Paulo S/A" e "O Caso dos Irmãos Naves".
Com entrada franca, serão exibidos, por exemplo, trabalhos que Person realizou ainda como estudante de cinema, no curso de direção cinematográfica que seguiu em Roma.
De sua carreira no Brasil, há uma seleção de comerciais, títulos para cinema e um programa de entrevistas para a TV, que o diretor gravou ao lado da atriz Joanna Fomm, pouco antes do acidente que o matou.
A um só tempo retrato, reflexão e crítica de um modelo econômico de acento desenvolvimentista e industrial que tem como contrapartida a falência de valores humanistas e o embrutecimento das relações pessoais, "São Paulo S/A" é grande clássico na obra de Person.
É também seu filme mais requisitado por festivais, escolas e cinéfilos. Nunca lançado em vídeo, "São Paulo S/A" finalmente ganhará o formato do DVD neste ano. O lançamento está previsto para 14 de novembro, pelo selo Videofilmes.
"Estamos muito, muito felizes de lançá-lo", diz a cineasta e VJ Marina Person, filha do cineasta. Marina conta que o disco terá como extras "alguns comerciais dirigidos pelo Person nos anos 70 (que são ótimos!) e entrevistas com [os atores] Eva Wilma e Walmor Chagas".
Depois de "São Paulo S/A", os demais títulos de Person também devem ganhar edição em DVD. Com direção de Marina Person, o documentário "Person" tem lançamento nos cinemas previsto para este ano.
Exibido em março passado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, "Person" alinhava a carreira do cineasta e oferece uma boa idéia de sua personalidade, por meio de imagens de arquivo e depoimentos atuais de seus contemporâneos.
Com o ex-aluno e amigo Carlos Reichenbach sabe-se que Person, inversamente ao habitual das decisões profissionais, largou a publicidade quando começou a se dar bem na área. Aliás, precisamente por isso.
O também amigo e parceiro Jean-Claude Bernardet relembra o projeto de longa com Roberto Carlos que Person dirigiria, com roteiro de Bernardet e Jô Soares. Trechos filmados do projeto, cuja suspensão permanece até hoje com um ar de mistério, estão nesta mostra da Cinemateca.


Texto Anterior: Erudito: Aos 83, Gyorgy Ligeti morre na Áustria
Próximo Texto: Programação da Mostra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.